PF investiga pai e filha em Governador Valadares por enviar 85 brasileiros ilegalmente aos Estados Unidos
Operação 'Guia da América' da Polícia Federal identifica 85 migrantes irregulares enviados por dupla investigada
Por Plox
11/07/2025 07h17 - Atualizado há 5 dias
Uma investigação da Polícia Federal revelou nesta quinta-feira (10) um esquema de envio ilegal de brasileiros aos Estados Unidos, operado por pai e filha a partir de Governador Valadares, em Minas Gerais. A ação faz parte da operação batizada de 'Guia da América'.

Segundo os dados apurados pela PF, o grupo teria organizado a travessia de pelo menos 85 pessoas de forma clandestina. Entre os migrantes identificados estão adultos, adolescentes e até crianças, todos levados por rotas que passavam pelo México até alcançarem território norte-americano.
Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na cidade mineira, os policiais recolheram diversos materiais considerados essenciais para a investigação. Entre os itens apreendidos estão celulares, documentos, notas promissórias, joias e objetos de valor. Além disso, foi determinado o bloqueio de aproximadamente R$ 2,2 milhões em bens dos investigados.
De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos irão responder por crimes de promoção de migração ilegal e envio irregular de menores ao exterior. As penas previstas para esses crimes, se somadas, podem chegar a 13 anos de prisão.
“Até o momento, 85 migrantes irregulares foram identificados, entre adultos, crianças e adolescentes”, detalhou a PF.
A investigação continua em andamento para identificar outros envolvidos e possíveis vítimas do esquema que atuava na região do Vale do Rio Doce, tradicionalmente conhecida por seu histórico de emigração para os Estados Unidos.