Trânsito na Avenida Brasil será inteiramente liberado nesta quarta (12), em Ipatinga

11/08/2020 16:09

PMI conclui recapeamento e substituição de tubulação para ampliar a capacidade de escoamento de águas pluviais 

Após finalizar os serviços de drenagem e o recapeamento asfáltico no trecho entre as ruas Berilo e a avenida Altina Gonçalves, a Secretaria de Obras Públicas (Semop) de Ipatinga anunciou que a avenida Brasil, no bairro Iguaçu, terá o trânsito inteiramente liberado a partir desta quarta-feira (12). 

Segundo a Prefeitura, o último trecho renovado da via, que é uma das principais artérias de tráfego do município, com grande movimento comercial e acesso a vários bairros, exigiu um tempo mais prolongado em função de cuidados especiais requeridos pelas obras.

As intervenções envolveram a abertura de valas profundas e movimentação de manilhas de grande diâmetro, para aperfeiçoamento da drenagem pluvial na avenida. Os procedimentos, que abrangeram um trecho de quase 250 metros, têm o objetivo de solucionar um problema histórico de alagamento no local. Desde segunda-feira (10) a prefeitura trabalhava no recapeamento do trecho, assim como já havia sido feito desde a divisa com o bairro Cidade Nobre, ao longo da avenida. 

 

Avenida-brasilFoto: divulgação/PMI
 

Além do novo manilhamento instalado, as bocas de lobo foram duplicadas na área. Em relação à rede antes existente, comerciantes e moradores relatam que, por falta de vazão, há 30 anos a água entrava nos estabelecimentos e residências nas proximidades, a cada chuva mais forte. A antiga tubulação, de 800 milímetros, foi substituída por outra de 1.200 mm. Em função desse problema antigo, além da avenida os alagamentos aconteciam nas ruas adjacentes - Esmeralda, Berilo e Caetés. 

“Além do período chuvoso, que acabou dificultando a execução dos serviços previstos, encontramos várias interferências no trajeto - redes de água, esgoto e as tubulações da Gasmig. Entretanto, vencidas todas as adversidades, estamos entregando essa aguardada obra para a população. Como o asfalto foi aplicado agora, neste último trecho deve ser aguardado um tempo para a pintura na pista, que será feita assim como já está sendo executada nos demais pontos da avenida”, explicou o prefeito Nardyello Rocha. 

 

Avenida-brasil-2Foto: divulgação/PMI

 

Os recursos para execução das obras de drenagem e pavimentação são provenientes do Finisa - Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Foram captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal, sendo parte de um total de R$ 73 milhões separados para viabilização do programa municipal ‘Nova Ipatinga’, que continua avançando em diversas frentes por toda a cidade.