Brasil

lazer

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Artistas visuais do Vale do Aço expõem trabalhos no Centro Cultural Usiminas

    Exposição será aberta com apresentação do Congado do Ipaneminha no dia 13 de agosto (sábado)

    Por Plox

    11/08/2022 16h22 - Atualizado há mais de 1 ano

    Fotografia, vídeo, objeto e performance. Essas são as linguagens que compõem a exposição Artes Visuais Vale do Aço, localizada na Galeria do Centro Cultural Usiminas, a partir deste sábado (13).  A mostra exibe trabalhos de 15 artistas da região, selecionados a partir de uma convocatória do projeto que incentiva o aprimoramento, reconhecimento e difusão da produção dos artistas visuais do Vale do Aço. A mostra é realizada com o patrocínio da Usiminas, e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

    O lançamento da exposição será às 10h, no Centro Cultural Usiminas, com a participação do Congado do Ipaneminha, além dos artistas e demais convidados. A visitação é gratuita de terça à sábado, de 12h às 20h, até o dia 30 de setembro. Agendamentos para Visitas Mediadas podem ser feitos pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo telefone (31) 98437-3330.

    Congado - Dani Dornelas / Foto: Divulgação 

     

    O conjunto de obras é assinado pelos artistas visuais de Ipatinga: Berenice Campelo, Cauan Lana, Coletivo Aberto, Coletivo AVVA, Daniela Dornelas, Fernanda La Noce, Lara Lopes, Maria Cloenes, Rita Bordone, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Tatiane Bispo. A seleção também conta com Cristianne de Sá de Coronel Fabriciano, Letícia Ventura de Santana do Paraíso e Teuller Morais, de Timóteo. 

    A  hora dourada - Lara Lopes / Foto: Divulgação

     

    Carro de abacaxi - Teuller Morais Aguiar / Foto: Divulgação

     

    A exposição Artes Visuais no Vale do Aço faz parte de uma sequência de ações e iniciativas realizadas com patrocínio da Usiminas por meio do Instituto Usiminas, para ampliar o acesso a conteúdos de artistas visuais e do público em geral, desde 2005. Entre elas, exposições e oficinas que abrangem várias linguagens, seminários, palestras e bolsas de pesquisa.

    Transformação social

    Há quase 20 anos do primeiro prêmio Usiminas de Artes Visuais, a Usiminas e o Instituto Usiminas trazem, novamente, uma iniciativa de fomento à produção artística do Vale do Aço. “Artes Visuais no Vale do Aço – Continuidade” apresenta trabalhos escolhidos por meio de edital público. 

    Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a mostra é mais uma ação de compromisso com a realização e promoção de projetos culturais em suas diversas vertentes. “No ano em que se comemoram os 60 anos de operação da Usiminas e às vésperas das comemorações de 30 anos do Instituto Usiminas, esta é uma exposição emblemática daquilo que acreditamos ser a força da arte e da cultura como vetores de transformação social”, salienta.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]