Exame descarta caso de varíola dos macacos em Santana do Paraíso

Resultado foi divulgado pela Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso na manhã desta quinta-feira (11)

Por Plox

11/08/2022 14h25 - Atualizado há mais de 1 ano

Na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Santana do Paraíso divulgou que o resultado do exame da paciente com suspeita de Monkeypox deu negativo. A paciente permanece hospitalizada realizando investigações de outras patologias.

A paciente foi atendida no Pronto Socorro do Hospital Márcio Cunha no dia 02/08/2022, com relatos de aparecimento de lesões pelo corpo, em região do tórax, abdômen, membros superiores e inferiores, região genital, oral, palma das mãos e pés. 

Monkeypox 

A Monkeypox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus (BRASIL, 2022b).

Apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatórios do vírus. Em alguns países africanos, principalmente, na República Democrática do Congo a doença ocorre de forma endêmica, com ocorrência periódica de casos. Casos em outros países estavam restritos a doença contraída por viajantes internacionais ou animais importados. 

Em Minas Gerais, o primeiro caso suspeito foi notificado em 11 de junho de 2022 e o primeiro caso confirmado no dia 29 do mesmo mês em Belo Horizonte. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Destaques