'Cinza vazio' dá lugar às cores e muro da Aperam se transforma em grande painel de arte a céu aberto

A obra traz uma perspectiva 3D, assim, quem segue no sentido BH/Timóteo visualiza desenhos diferentes de quem segue no fluxo oposto

Por Matheus Valadares

11/08/2023 17h54 - Atualizado há cerca de 2 anos

A arte tem o potencial de transformar lugares, de contar histórias, de impressionar as pessoas e revitalizar estruturas. E é isso que a obra “Vida Sustentável”, projetada por Rodrigo Frami, propõe. O grafite foi produzido em um muro de mais mil metros lineares de cercamento, que pertence a Aperam e está localizado na Avenida Belo Horizonte, em Timóteo.

Cores vibrantes tomaram conta do espaço. Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

O grande painel de arte ao céu aberto é uma explosão de cores vibrantes que, estrategicamente, remetem ao tema principal. Os desenhos se destacam representando a fauna e flora e dão vida a um lugar, que em outros momentos, foi apenas uma abundância de concretos cinza e sem vida.

O local da revitalização foi estrategicamente selecionado pela empresa, principalmente pelo alto tráfego de veículos. Com a nova pintura, o muro servirá para as pessoas conhecerem os valores da instituição. “Infelizmente, muitas pessoas que passavam por ali, sem conhecer a empresa, formavam uma impressão equivocada devido ao estado da fachada. Diante desse cenário, o principal objetivo do projeto foi transmitir uma mensagem que refletisse os valores essenciais da Aperam”, diz a nota enviada pela empresa à reportagem.

A obra traz uma perspectiva 3D, assim, quem segue no sentido BH/Timóteo visualiza desenhos diferentes de quem segue no fluxo oposto.

Visão de quem viaja sentido BH/Timóteo.  Foto: Matheus Valadares/Plox.
Perspectiva de quem sai de Timóteo sentido a BH.  Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

A ideia deste formato de produção foi original do próprio artista, que entendeu que seria “a melhor forma” de fazer o trabalho naquela superfície. “Não tinha para onde fugir, os desenhos teriam que serem feitos naquela posição”, detalha Frami.

Rodrigo não executou a arte sozinho, e contou com o apoio de operacional de Reinaldo Jamaica, Thiago Duarte e Carlos Eduardo.

Desafios

Frami que também é tatuador, nos disse que a superfície e extensão do muro trazia consigo uma certa dificuldade, mas que logo foi superada. “A dificuldade é a extensão, pois estamos diante de uma dos maiores murais de Minas Gerais. Depois o grande desafio era fazer os trabalhos na superfície de murão em V, mas que trouxe uma perspectiva diferente de todos os trabalhos já feitos. Dificuldades superadas a partir da primeira pincelada”, detalhou.

Muro tem grande extensão.  Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

O planejamento inicial previa a execução do projeto no período de 18/07 a 05/08, no entanto, devido a “alguns ganhos no processo executivo”, o projeto pode ser finalizado antes do previsto, encerrando no dia 29/07.

Resultado

Fisicamente, os 12 dias de trabalho resultaram em 1035 metros quadrados de pintura, no decorrer de mais de 320 metros lineares de cercamento. De forma subjetiva, o resultado também foi positivo e arrancou elogios de quem passou pela avenida.

“O trabalho foi executado com maestria, superando as expectativas de todos e cumprindo o objetivo principal (refletir os valores essenciais da empresa). Consideramos que entregamos um presente para a cidade de Timóteo. Temos recebido diversos feedbacks e elogios relacionados a esse muro”, relatou a empresa.

O setor de comunicação da Aperam informou que, apesar de no momento não haver nenhuma outro trabalho do gênero programado para ser realizado, “existem planos envolvendo arte, para revitalização de outros ambientes”.

Veja mais fotos:

 Foto: Matheus Valadares/Plox.
 Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

 Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

 Foto: Matheus Valadares/Plox.


 

Destaques