Frio intenso congela hortas e carros em Uberlândia

Cidade do Triângulo Mineiro enfrenta temperaturas de até 0°C, congelando plantações e formando gelo em veículos.

Por Plox

11/08/2025 19h32 - Atualizado há 3 dias

A manhã desta segunda-feira (11/8) foi marcada por um frio rigoroso em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que registrou as temperaturas mais baixas do ano até agora. A combinação do clima gelado com a chegada de uma massa de ar frio provocou a formação de gelo e deixou plantações de hortaliças completamente congeladas.


Imagem Foto: Reprodução


Logo cedo, entre 6h e 7h, a zona sul foi a mais afetada, com registros que oscilaram de 2°C a 4°C em bairros como Shopping Park, Gávea e Cidade Jardim. Moradores de regiões mais afastadas, como o bairro Jardim Canaã, na zona oeste, acordaram com carros cobertos por uma fina camada de gelo, mesmo com a mínima local não passando de 7°C.



Na zona rural, o frio foi ainda mais intenso. Em locais como a estação climatológica automática da Escola Municipal Dom Bosco, às margens da BR-365, e no distrito de Miraporanga, os termômetros chegaram a marcar 0°C. Até então, a manhã mais gelada do ano havia sido em 30 de julho, quando a mínima havia atingido 2°C.



De acordo com o geógrafo William Borges, a queda acentuada nas temperaturas foi causada pela entrada de uma massa de ar frio na noite de domingo (10/8).
\"Essa massa de ar deve persistir ainda alguns dias, mas haverá o aquecimento gradativo. Então, para os próximos dias, já são esperadas temperaturas baixas, mas um pouco maiores do que foi registrado ontem e hoje. Essa massa de ar vai persistir até por volta de quinta-feira (14/8)\", explicou.

Destaques