Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Hospital Márcio Cunha ultrapassa a marca de 70 mil partos nos últimos 12 anos

Instituição em Ipatinga celebra marca histórica e anuncia planos de expansão para 2026 e 2027

11/08/2025 às 08:50 por Redação Plox

Ao longo de pouco mais de uma década, o Hospital Márcio Cunha (HMC), localizado em Ipatinga e administrado pela Fundação São Francisco Xavier, alcançou um marco expressivo: 70.593 partos realizados desde 2013. Esse número coloca a instituição entre as principais referências em obstetrícia de Minas Gerais, ocupando, em 2024, a terceira posição no ranking estadual de partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Imagem Foto: Divulgação

Atendendo gestantes de 22 municípios do Vale do Aço e regiões vizinhas, a maternidade do HMC é reconhecida pela estrutura moderna, pelo cuidado humanizado e por um corpo clínico altamente qualificado. Só em 2024, foram registrados 5.182 partos, volume que ultrapassou as expectativas e reforçou a confiança da população. Já em 2025, os dados do primeiro semestre apontam para um crescimento: 3.016 partos realizados até o momento, superando o desempenho do mesmo período do ano anterior.


Imagem Foto: Divulgação

A estrutura da maternidade atende desde casos simples até situações de alta complexidade. São cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com ambiente privativo, quatro leitos de indução, cinco de pré-parto, três de preparo clínico e três salas cirúrgicas exclusivas. Além disso, há dois leitos de emergência, oito de recuperação pós-anestésica, dois consultórios de pronto-socorro obstétrico e 58 leitos de alojamento conjunto — destes, 29 destinados ao SUS.


O cuidado é garantido por uma equipe multiprofissional formada por obstetras, anestesistas, pediatras, enfermeiras obstétricas, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e profissionais de apoio. Entre 2019 e 2020, a maternidade recebeu importantes investimentos, como a modernização do centro obstétrico, aquisição de novos berços aquecedores, incubadoras, carros anestésicos e equipamentos de ultrassom.


“Somos o terceiro hospital com maior número de partos realizados pelo SUS em Minas Gerais, uma conquista que reforça o nosso compromisso com a vida e a saúde das mulheres da nossa região”, afirmou o diretor de negócios do HMC, Eduardo Blanski

O hospital, que completa 60 anos em 2025, dispõe de 558 leitos e três unidades, incluindo uma voltada exclusivamente para oncologia. Atende mais de 1,6 milhão de pessoas de 87 municípios mineiros, com cerca de 500 médicos distribuídos em 58 especialidades. Em 2024, além dos partos, foram cerca de 36 mil internações, 18 mil cirurgias, 60 mil sessões de hemodiálise e dezenas de milhares de tratamentos oncológicos.


Reconhecido como o primeiro hospital do Brasil a receber a acreditação de nível de excelência (ONA III) pela Organização Nacional de Acreditação, o HMC também figura na lista da revista norte-americana Newsweek como o 6º melhor hospital de Minas e o 27º do país.


De olho no futuro, a instituição já planeja para 2026 e 2027 uma nova fase de expansão, incluindo melhorias nas áreas de medicação e no atendimento a pacientes do SUS, convênios e particulares, reafirmando seu protagonismo na saúde materna e neonatal.


Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19: país tem 21,8 milhões de casos e quase 608 mil mortes
SAúDE

Covid-19: país tem 21,8 milhões de casos e quase 608 mil mortes

Total de pessoas recuperadas da doença chega a 21 milhões

dnite.jpg
SAúDE

DNIT realiza atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde na BR-381

As atividades foram realizadas nos canteiros e nas frentes de obras das construtoras responsáveis pelos lotes 3.1 e 7

covid
SAúDE

Taxa de incidência da covid-19 cai 35% em Minas Gerais

Mais de 58% da população acima de 12 anos completou o esquema de vacinação contra a doença

Ipatinga reforça cultura da doação de órgãos com histórias de superação
SAúDE

Ipatinga reforça cultura da doação de órgãos com histórias de superação

A solidariedade de famílias em momentos de perda ajuda a salvar milhares de vidas no Brasil, como no caso de Paulo Henrique, transplantado aos 16 anos