Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, baleado em comício
Senador da oposição foi atingido em campanha e estava internado em Bogotá
Por Plox
11/08/2025 08h33 - Atualizado há 3 dias
O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11), dois meses depois de ter sido baleado durante um evento de campanha. Uribe, um dos principais nomes da oposição, concorria à presidência pelo partido Centro Democrático.

De acordo com informações policiais, o ataque ocorreu quando o político participava de atividades eleitorais. Ele foi atingido por dois disparos na cabeça e um no joelho, sendo internado na Fundação Santa Fe, em Bogotá, onde permaneceu em estado grave até a confirmação da morte.
Prisões e suspeitas
As autoridades informaram que seis pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento no crime, incluindo um adolescente de 15 anos. A investigação aponta que a ordem para o atentado pode ter vindo de dissidentes das Farc. Segundo a polícia, o líder da organização criminosa Segunda Marquetalia, Iván Márquez, é suspeito de ter assumido a liderança do grupo após a morte de outro dirigente em 2016.
Trajetória e vida pessoal
Miguel Uribe nasceu em 28 de janeiro de 1986, em Bogotá. Ele era casado com Maria Claudia Tarazona e tinha um filho. Conservador, ingressou na política pelo partido de oposição Centro Democrático.
Neto do ex-presidente colombiano Julio Turbay, que governou o país entre 1978 e 1982 pelo Partido Liberal, Miguel Uribe também era filho da jornalista Diana Turbay. Sua mãe foi sequestrada em 1990 por um grupo liderado por Pablo Escobar e morreu em 1991 durante uma operação de resgate.