Maior queijo, doce de leite e queimadinha do Brasil são de Ipanema, em MG

11/09/2019 12:18

O queijo pesava 2284 quilos, o doce de leite 828 quilos e a queimadinha tinha 1150 litros de produto

Publicidade

A cidade mineira de Ipanema entrou para o Rank Brasil, que engloba os recordes brasileiros, com o maior queijo Minas Padrão do país e o maior doce de leite do Brasil. Os recordes foram apresentados na 10ª edição da Festa do Queijo do município, entre os dias 5 e 8 de setembro, no parque de exposições da cidade.

O queijo, que pesava mais de duas toneladas (2284 quilos), foi produzido pela Laticínio Dois Irmãos.

Reprodução

Maior queijo foi produzido pela Laticínio Dois Irmãos- Foto: Reprodução

Por sua vez, o doce de leite veio da fábrica de doces Nhá Nair. A barra totalizou nada menos que 828 quilos. Desde 2013, Ipanema registra o maior doce de leite do Brasil, sendo 2019, o sexto ano consecutivo em que conquista o recorde. Cerca de 8 mil pedaços foram distribuídos, depois do desfile dos recordes pela cidade.

Doce de leite

Doce de leite foi transportado de caminhão pela empresa Nhá Nair-Foto: Reprodução

No evento, tudo foi gigante, inclusive uma chaleira de 1, 80 metros, que acomodou nada 1150 litros de queimadinha, batendo o próprio recorde de maior do Brasil. O responsável pela conquista foi o Laticínio Delbom. Um fiscal do Rank Brasil auditou os produtos, aferindo peso e medidas, e verificando se o produto era próprio para o consumo.

Fabricação

Todos os produtos foram produzidos sob inspeção técnica em suas respectivas fábricas. Para a fabricação do queijo, 25 mil litros de leite foram utilizados, aproximadamente, além de coalho, sal, fermento lácteo e cloreto de cálcio.

Já o doce de leite, foram necessárias mais de oito horas de produção, onde se utilizaram 1,4 mil litros de leite, 430 quilos de açúcar, além de glicose, redutor de acidez. No caso da queimadinha, se usou açúcar queimado e leite. A organização não informou a quantidade exata de ingredientes utilizados nesta receita.

107 anos de emancipação

O evento que também comemorou os 107 da cidade, ainda contou com shows de Michel Teló e Thaeme e Thiago, teve festival de música evangélica, concurso de queijo e cachaça artesanal, houve exposição e venda de produtos da culinária local e desfile de 7 de setembro. O evento foi realizado pela Prefeitura de Ipanema, juntamente de parceiros.
 

Atualizada às 14h38



Publicidade