Passageiros reclamam da falta de circulação de ônibus em Ipatinga

11/09/2020 15:47

Em contato com a Saritur, a empresa enviou imagens que mostram que os carros teriam circulado nos horários

Há alguns dias populares vem reclamando da falta de ônibus e a não circulação dos coletivos nos horários pré-determinados. Especialmente nesta sexta-feira (11), passageiros relataram que os ônibus da linha 700 (Vila Militar/Hospital) não estaria circulando no horário correto.
 
Entre 10h e 11h15, a reportagem do Plox esteve em uma das paradas no bairro Bethânia e conversou com alguns passageiros. Segundo o senhor Geraldo, há mais de uma hora ele aguardava pelo ônibus e relatou que até então ele não tinha passado. “Eu não cheguei atrasado. Estou no ponto desde 9h40 e o horário que ele sai do Vila Militar é 9h45. São 11h e até agora estou aqui esperando o 700”, disse o passageiro. Até a saída da reportagem do local, a linha esperada pelo senhor Geraldo ainda não havia passado.

Saritur-ipatingaFoto: Divulgação PMI


 
Em contato com a Prefeitura de Ipatinga, responsável por fiscalizar os trabalhos da Saritur, empresa faz o transporte coletivo na cidade, fomos informados que “a concessionária do transporte coletivo já vem realizando adequação em seus quadros de horários, visando atender a demanda pela utilização do serviço”.
 
Em relação a situação repassada pelo Plox, a Prefeitura disse que orienta à população a entrar em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 156.
 
Por fim, a Administração informou que adotou um sistema monitoramento eletrônico da frota, acompanhando via GPS em tempo real para verificação do cumprimento do quadro de horário e itinerário.
 
Acompanhamento que foi enviado pela empresa Saritur ao Plox, por meio do gerente administrativo, Anivair Dutra. Nas imagens de GPS é possível observar que o ônibus teria feito o trajeto no horário previsto.

image[5]Gráfico mostra o trajeto do carro 3815 saindo às 09:49. (linha 700)
image[1]Gráfico mostra o trajeto do carro 3610 saindo às 11h08. (linha 700)

Confira a nota na íntegra da Prefeitura de Ipatinga:

Por determinação da Administração municipal, a concessionária do transporte coletivo já vem realizando adequação em seus quadros de horários, visando atender a demanda pela utilização do serviço.

Os acréscimos de linha normalmente são realizados após a comprovação da necessidade de atendimento, conciliando-se os interesses da coletividade e a saúde financeira do sistema de transporte público. 

Em razão da pandemia do coronavírus, houve uma retração, em Ipatinga, de mais da metade dos usuários do transporte coletivo atendidos em períodos de normalidade, números que são acompanhados diariamente pelo município.

Especificamente em relação ao caso informado, e também para atendimento a outras demandas eventuais dos usuários do serviço de transporte, a administração orienta aos cidadãos que entrem em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 156, canal aberto para diálogo com a população e por meio do qual são dados encaminhamentos a reclames dos mais diversos gêneros que requerem a intervenção do poder público. 

Por fim, a Administração adotou um sistema monitoramento eletrônico da frota, acompanhando via GPS em tempo real para verificação do cumprimento do quadro de horário e itinerário.