Estado divulga novo protocolo de aulas presenciais em Minas

Distanciamento foi reduzido e lotação de espaços foi ampliada. Mudanças foram possíveis após melhoria nos indicadores da pandemia

Por Plox

10/09/2021 21h18 - Atualizado há mais de 2 anos

O governo de Minas divulgou, nesta sexta-feira (10), o novo protocolo de retorno às aulas presenciais no Estado. Entre as mudanças, o distanciamento foi reduzido para 0,9 metros, e a capacidade permitida de lotação foi alterada para 50%.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), as mudanças foram possíveis com base no cenário epidemiológico atual e visam a "manutenção de um retorno seguro às atividades presenciais". O documento foi aprovado durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19.

Distanciamento foi reduzido nas salas de aula. Foto: divulgação/ PBH

 

A principal modificação está relacionada ao distanciamento praticado nas unidades escolares, que passou para 0,9 metros (antes era 1,5 metros). Apesar disso, ainda como forma de prevenção à transmissão, o distanciamento nos refeitórios, onde as máscaras não são utilizadas no momento da alimentação, a distância recomendada continua sendo 1,5 metros.

Outra mudança é a lotação dos espaços, que pulou de 1/3 para 50% da capacidade em salas de aulas, refeitórios e transportes escolares. Segundo a SEE-MG, a renovação do protocolo foi possível devido aos indicadores da pandemia em Minas.

Entre eles, a taxa de incidência do coronavírus registrou queda de 37% na última semana e de 44% nos 14 dias anteriores. Já as internações caíram 35% em quatro semanas.

"Outro destaque é o avanço da vacinação, com a cobertura vacinal da população acima de 18 anos em 84,96% e, de segunda dose, em 39,92%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio das informações do Painel Vacinômetro em 10 de setembro. Em conjunto, os dados permitem, neste momento, um pouco mais de flexibilidade para os ajustes propostos", informou, em nota.

O protocolo completo pode ser visto aqui.

Destaques