Prefeitura de Ipatinga qualifica 50 servidores com linguagem de sinais
Curso teve início no dia 30 de agosto e o conteúdo é ministrado duas vezes por semana
Por Plox
11/09/2021 11h13 - Atualizado há quase 4 anos
A Prefeitura de Ipatinga está oferecendo a 50 servidores da Educação Municipal um curso especial de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais, para melhoria das condições de comunicação com a comunidade surda. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil. Na região, o número também é bastante significativo.

As ministrações são realizadas na UCEFOP (Unidade Centro de Pesquisa, Formação e Avaliação Pedagógica), localizada no bairro Canaã.
O curso teve início no dia 30 de agosto e o conteúdo é ministrado duas vezes por semana. A duração é de oito meses, totalizando a carga horária de 180 horas.
De acordo com Maria Eliete Cruz Torres, gerente da Seção de Ensino Fundamental, os 50 participantes são divididos em duas turmas, uma de nível básico e outra de nível intermediário. Para a certificação, o aluno deverá obter 60% de aproveitamento e prova avaliativa.
“Esta preparação é muito válida porque representa mais um importante Projeto de Inclusão em uma sociedade que exclui considerável parcela de cidadãos ao adotar e valorizar as linguagens oral e escrita para se comunicar. A comunicação não se restringe somente a estas duas modalidades, existindo outras habilidades de expressão”, comenta Maria Eliete.