Primeiro trem turístico Rio-Minas preparado para Iniciar em dezembro

Após anos de planejamento e superação de obstáculos, o trajeto inicial do trem, de 37 km, visa dinamizar a região e atrair turistas.

Por Plox

11/09/2023 08h13 - Atualizado há mais de 1 ano

Após uma espera de oito anos, repleta de negociações, recuperações e desafios, o Rio-Minas, a primeira experiência de trem turístico interestadual do Sudeste, se prepara para sua estreia nos trilhos. "Estamos confiantes que, em dezembro, faremos a primeira viagem”, afirmou Cyntia Nascimento, presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, entidade que lidera o projeto desde 2015.

 

(foto: Amigos do Trem/Divulgação)

Certificação e Documentação A realização do projeto ganhou um novo impulso com a obtenção do Certificado Operacional Específico (COE), crucial para a operacionalização do Rio-Minas. Cyntia Nascimento esclareceu que a "Amigos do Trem" está à espera da aprovação final da Ferrovia Centro-Atlântica e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Roteiro e Patrimônio Histórico Originalmente previsto para cobrir 168 quilômetros, o trajeto foi reduzido a 37 quilômetros devido às condições da via férrea. A rota se estenderá de Três Rios (RJ) a Sapucaia (MG), passando por Chiador (MG), lar da estação ferroviária mais antiga de Minas. Um destaque é a estação de Chiador, inaugurada em 1869 por dom Pedro II, cuja restauração, no valor de R$ 9,5 milhões, é garantida pela Eletrobras Furnas.

Recursos e Apoio A presidente da Amigos do Trem fez um apelo em um vídeo postado nas redes sociais, solicitando às prefeituras que apoiassem o projeto, com foco em dinamizar o turismo local. "Precisamos que todos se sensibilizem e colaborem, pois é um projeto que merece e vai mudar a região”, destacou Cyntia.

Preparativos e Testes Anteriores Em maio de 2018, a cidade de Recreio na Zona da Mata teve um vislumbre do que está por vir, com um teste do trem Rio-Minas. A viagem-teste, com um trajeto de 60 quilômetros, atraiu atenção significativa, incluindo a cobertura da equipe do Estado de Minas que postou um vídeo que ganhou destaque nas redes sociais.

Destaques