Adélia Prado e escritoras do Vale do Aço são homenageadas no 16º Salão do Livro

Evento literário celebra mulheres na literatura com recitais, teatro, música e programação gratuita até domingo em Ipatinga

Por Plox

11/09/2025 06h56 - Atualizado há 7 dias

O 16º Salão do Livro Vale do Aço abriu oficialmente na noite de terça-feira (9/9), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, reunindo mais de 500 pessoas entre estudantes, professores, artistas e autoridades. O evento deste ano destaca a obra da poetisa Adélia Prado e de 38 escritoras da região, com a temática central voltada para as mulheres na literatura.


Imagem Foto: Divulgação


A abertura contou com o recital “Drummond e Adélia – Diálogo Poético”, espetáculo que combinou música e poesia, trazendo textos de Carlos Drummond de Andrade e da própria Adélia Prado. A apresentação foi conduzida pela atriz Ana Prado, filha da homenageada, ao lado do premiado ator Jorge Emil e do pianista e compositor Túlio Mourão.

Imagem Foto: Divulgação
Antes da solenidade, o cortejo do grupo Baque Mulher percorreu o espaço celebrando a cultura popular.


Imagem Foto: Divulgação


Em vídeo exibido na cerimônia, Adélia Prado agradeceu a homenagem:
"É muito interessante que no Vale do Aço haja também um vale para a poesia, do qual nós todos necessitamos, com necessidades da nossa alma. Agradeço muito a homenagem à minha pessoa e à minha literatura que está sendo feita. Desejo uma festa feliz e emocionante e que todos se aperfeiçoem com a poesia"

.

Cibele Teixeira, idealizadora do Salão, reforçou que a programação contempla não só a trajetória da poetisa, mas também das 38 escritoras locais que já tiveram obras lançadas em edições anteriores.

Imagem Foto: Divulgação
O foyer e a galeria do Centro Cultural Usiminas abrigam uma cenografia dedicada à produção literária de Adélia, além de uma mostra com imagens e históricos das autoras da região.


Imagem Foto: Divulgação


Durante a solenidade, autoridades locais prestigiaram a abertura, entre elas a secretária de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Neves, e os vereadores Cida Lima e Daniel do Bem.

Imagem Foto: Divulgação
Também marcaram presença Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, que destacou o compromisso da instituição com a leitura, e Edvania Lana de Morais, superintendente da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, que ressaltou a importância da literatura feminina como elo entre gerações.Foto: Divulgação France-Jane Araújo Pereira, secretária de Educação de Timóteo, lembrou a relevância do evento para os alunos da rede.



O Salão do Livro segue até domingo (14/9) com uma programação diversificada que inclui teatro, música, rodas de conversa, contação de histórias e a tradicional Feira de Livros. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Os horários variam: até sexta-feira, das 8h às 21h; no sábado, das 10h às 21h; e no domingo, das 10h às 18h. A programação completa está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br e também no Instagram oficial do evento.

Realizado por meio do edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o 16º Salão do Livro Vale do Aço conta com patrocínio exclusivo da Usiminas, além do apoio da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, da Câmara Mineira do Livro, do Sebrae Minas Regional Vale do Aço e do Shopping Vale do Aço.


Destaques