Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Aprovação de Lula cresce, mas rejeição ainda é maior

Nova pesquisa do Datafolha mostra leve alta na avaliação positiva do governo, enquanto desaprovação segue expressiva

11/09/2025 às 19:35 por Redação Plox

Entre os dias 8 e 9 de setembro, o Instituto Datafolha ouviu 2.005 pessoas em 113 municípios para traçar um novo retrato da percepção da população brasileira sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O resultado revela uma leve melhora na avaliação positiva do governo, ao mesmo tempo em que os índices de rejeição seguem elevados.


Imagem Foto: PR

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo jornal 'Folha de S.Paulo', 33% dos entrevistados consideram a gestão de Lula como ótima ou boa. Em comparação com o levantamento anterior, esse número representa um crescimento — antes, eram 29% os que tinham essa avaliação positiva.


Ao mesmo tempo, a desaprovação caiu ligeiramente: o percentual dos que classificam o governo como ruim ou péssimo recuou de 40% para 38%. Já a avaliação regular manteve-se estável.


O levantamento também destaca que a aprovação do governo Lula é mais expressiva entre moradores do Nordeste, pessoas com menor escolaridade, indivíduos com renda mais baixa e eleitores entre 45 e 59 anos. Por outro lado, as críticas mais duras vêm do Sul do país, de pessoas com ensino superior e dos que possuem rendimentos mais elevados.


Outro dado importante do estudo mostra que 48% dos brasileiros aprovam o governo de Lula, enquanto outros 48% o desaprovam. Essa distribuição representa uma mudança em relação à pesquisa anterior, quando a desaprovação era de 50% e a aprovação ficava em 46%.


Em uma comparação direta com o ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo período de mandato, Lula aparece em posição mais favorável. Enquanto o atual presidente tem 33% de avaliação positiva e 38% de avaliação negativa, Bolsonaro, na mesma fase de governo, registrava 22% de ótimo ou bom e 53% de ruim ou péssimo.


“A pesquisa mostra uma leve recuperação na imagem do governo, mas ainda há uma resistência significativa entre parte da população”, destaca o relatório do Datafolha

O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, conforme metodologia tradicional do instituto.


Compartilhar a notícia

Veja também
para você
Foto: Pixabay/Reprodução
SAúDE

Autismo no Brasil: desafios e perspectivas no tratamento e diagnóstico

O TEA afeta cerca de 2 milhões no país, com enfoque em diagnóstico precoce e tratamentos eficazes

Ações da Petrobras recuam quase 7% após anúncio de dividendos
ECONOMIA

Ações da Petrobras recuam quase 7% após anúncio de dividendos

Papéis da estatal registraram forte queda nesta sexta-feira, um dia após divulgação de resultados e retorno ao mercado de gás de cozinha

Foto: Vetores/Reprodução
SAúDE

Preconceitos e desafios no desenvolvimento do anticoncepcional masculino

Avanços científicos esbarram em resistências culturais

Atletas da Usipa participam do Brasileiro de Judô, no Rio de Janeiro
ESPORTES

Atletas da Usipa participam do Brasileiro de Judô, no Rio de Janeiro

Os judocas representarão o clube nas categorias Sub-13 a Sub-21