Livro sobre a história e identidade de Antônio Dias será lançado no Salão do Livro

Obra reúne imagens, memórias e relatos de moradores da cidade considerada a mãe do Vale do Aço

Por Plox

11/09/2025 08h50 - Atualizado há 7 dias

No próximo domingo (14), o Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, receberá um momento especial da cena cultural regional. Às 16h, será lançado oficialmente o livro “A gente é que sabe”, desenvolvido pelo projeto artBEM.


Imagem Foto: Divulgação


Esta obra literária é uma fotobiografia que reúne imagens do cotidiano de moradores da cidade de Antônio Dias, acompanhadas de textos e relatos construídos a partir de conversas com quatro mulheres da comunidade: Lindaura, Terezinha, Graça e Margarida. As falas, gravadas e posteriormente editadas com a colaboração de familiares, ganham vida nas páginas do livro, promovendo um mergulho na oralidade e na história local.


Imagem Foto: Divulgação


A publicação é uma continuação da exposição homônima apresentada em maio de 2023, em Antônio Dias, e carrega o propósito de valorizar os territórios tradicionais e as memórias dos povos que os habitam. Mais do que um registro, o livro se propõe como um ato de resistência cultural e um instrumento de afirmação identitária.


Imagem Foto: Divulgação


Para Anaís Della Croce, diretora da Aventura Produtora — responsável pelo artBEM — levar a obra ao Salão do Livro do Vale do Aço, um dos eventos literários mais importantes da região, tem um significado profundo.
“O artBEM também trabalha para ampliar o desdobramento dos produtos gerados durante o projeto tornando-os cada vez mais vivos, trazendo mais visibilidade para os moradores que participam de todo o processo. Ao levar a obra para o Salão do Livro, convidamos toda a região a olhar para as suas raízes históricas, gerando valorização cultural da cidade considerada a mãe do Vale do Aço”

, destacou.

Imagem Foto: Divulgação


A obra teve seu lançamento inicial em junho deste ano, em um evento realizado em Antônio Dias que contou com a participação de retratados, familiares, autoridades locais e a equipe do projeto. O livro é fruto de uma produção viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da BEMISA, e apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.



O lançamento é gratuito e aberto ao público, fazendo parte da programação oficial do 16º Salão do Livro do Vale do Aço.


Destaques