Suspeito de atirar em PM no pescoço durante abordagem é preso em SP
Jovem de 20 anos foi detido um mês após atingir policial militar com disparo em Paraisópolis; vítima sobreviveu ao ataque
Por Plox
11/09/2025 11h18 - Atualizado há 1 dia
A Polícia Militar de São Paulo prendeu, nesta quinta-feira (11), o jovem Kauan Alison Alves dos Santos, de 20 anos, suspeito de balear o cabo Johannes Kennedy Santana Lino durante uma abordagem ocorrida no mês passado, na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista.

Imagens registradas por testemunhas e pela câmera corporal do próprio policial captaram o momento em que Kauan saca uma arma escondida e dispara contra Santana, atingindo-o no pescoço. O agente foi socorrido e, após internação, recebeu alta hospitalar. Os primeiros exames médicos não identificaram danos a órgãos ou estruturas vitais.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o policial perseguia Kauan e outro indivíduo, suspeitos de praticar arrastões na região, quando foi atingido. Ambos estavam em motocicletas diferentes no momento da abordagem.
Após o disparo, Santana caiu da moto e começou a sangrar. Outro homem, que tentou impedir a prisão de Kauan, chegou a roubar a arma do policial. Ele foi detido posteriormente, mas já foi solto na semana passada. A arma do cabo Santana foi recuperada pela polícia em uma operação na Favela da Grota, localizada no Campo Limpo, também na Zona Sul de São Paulo.
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, comentou o caso nas redes sociais, celebrando a prisão. “O criminoso que atirou contra o Cabo Santana está preso. Espero que assim permaneça”, afirmou.