Saiba como aumentar a segurança na internet

Veja cinco dicas selecionadas por um especialista digital

Por Plox

11/10/2022 14h47 - Atualizado há mais de 1 ano

Por conta da comodidade ofertada, é cada vez mais comum as pessoas fazerem tudo pela Internet: pagar contas, fazer compras, conversar com amigos pelas redes sociais, estudar, escolher o melhor caminho para chegar na empresa, entre outras diversas possibilidade que o mundo digital nos oferece.

Há também as pessoas que consomem pouco a internet, que usa apenas para obter informações e trocar mensagens. Mas, seja qual for o seu perfil, é extremamente importante ter cuidado para garantir a sua segurança no ambiente digital. Ninguém está imune de enfrentar problemas com a segurança dos dados no mundo digital. 

Pensando nisso, separamos cincos recomendações básicas que André Spina, Diretor de Transformação Digital da Vero Internet, preparou. 

1-Crie as chamadas senhas fortes

Pode soar como um detalhe, mas ter uma senha segura é fundamental.  Esqueça a data de nascimento, o nome dos filhos e o número do celular. Dê preferência para senhas com termos diferentes da sua rotina e que incluam números, letras maiúsculas e minúsculas e, quando o sistema permitir, acrescente caracteres especiais.

2-Cuidado ao utilizar computadores compartilhados

Se você usa computador compartilhado no trabalho, nunca selecione a opção “guardar senha”, principalmente, ao acessar sites de bancos e lojas. Também não deixe salvo os dados de acesso ao seu e-mail pessoal.  Quando as senhas estão salvas você está dando o passe livre para quem usa o computador também entrar na caixa de e-mail, banco e outros.  Em estabelecimentos públicos, cuidado redobrado. 

3-Não abra e-mails suspeitos

Estranhou, não abra. Saiba que bancos não pedem senha por e-mail ou mensagens, muito menos que você confirme dados ou envie seus documentos. Basta um clique nesses links para você deixar o seu computador vulnerável. 

4-Cuidado ao receber mensagens suspeitas no WhatsApp

Considerado o crime da moda no mundo virtual. Se você não recebeu uma mensagem de golpe, com certeza, conhece alguém que já passou por isso e que pode até ter tido prejuízos financeiros. 

Delete e bloquei mensagens com ofertas de empregos, promoções e links suspeitos. 

5- Não caia na tentação da pirataria 

Nunca faça downloads de jogos, filmes e softwares piratas. É muito comum que esses arquivos contenham vírus e podem ser apenas uma estratégia para acessarem os seus dados. 

Destaques