Brasileiros repatriados de Israel chegam a Brasília

A Força Aérea Brasileira coordena operação de resgate em meio ao conflito com o Hamas.

Por Plox

11/10/2023 07h48 - Atualizado há cerca de 1 ano

No contexto da crescente tensão entre Israel e o Hamas, o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de Brasília, nesta quarta-feira (11), às 4h10, trazendo 211 brasileiros que estavam em Israel. A aeronave KC-30, que partiu de Tel Aviv, capital israelense, fez o resgate de brasileiros que se encontravam em meio à guerra e não dispunham de meio de retorno.

Foto: Reprodução/GloboNews

Um esforço coordenado

A operação de repatriação, nomeada "Operação Voltando em Paz", não se limita a um único voo. Outros dois aviões da FAB já decolaram do Brasil com destino a Israel, e mais voos estão previstos para os próximos dias. Segundo o Itamaraty, a Embaixada brasileira em Tel Aviv recebeu solicitações de aproximadamente 2.700 brasileiros desejando voltar ao Brasil. Nesta fase inicial, a prioridade será para os turistas sem passagem de retorno.

Por recomendação do Ministério das Relações Exteriores, aqueles brasileiros que têm condições de adquirir passagens devem optar por voos comerciais partindo do Aeroporto Ben-Gurion, o principal de Israel, que, apesar das restrições, ainda opera voos comerciais.

Situação dos brasileiros em regiões de conflito

Atualmente, a estimativa do governo federal é de que existam 14 mil brasileiros residindo em Israel e outros seis mil na Palestina. A representação brasileira em Ramalá mantém contato com aproximadamente 30 cidadãos que estão na Faixa de Gaza. Por outro lado, a Embaixada Brasileira em Tel Aviv monitora a situação de cerca de 60 brasileiros localizados em Ascalão e outras áreas próximas à zona de conflito. A meta é retirar 900 brasileiros das regiões de maior tensão até o próximo sábado (14).

Infelizmente, o conflito já teve brasileiros entre suas vítimas. O Itamaraty confirmou o falecimento de Bruna Valeanu e Ranani Nidejelski Glazer, ambos vítimas de ações relacionadas ao conflito.

Agenda da repatriação

Diversos voos estão programados para os próximos dias:

  • 2º voo: Chegada prevista para 12 de outubro no Rio de Janeiro, transportando 210 passageiros.
  • 3º voo: Previsão para 13 de outubro, com escala em Recife e destino final em São Paulo, aeroporto de Guarulhos, transportando 60 passageiros.
  • 4º voo: Também no dia 13, com destino ao Rio de Janeiro, transportando 210 passageiros.
  • 5º voo: Programado para 14 de outubro, com chegada ao Rio de Janeiro, carregando 210 passageiros.

A realização de voos adicionais será avaliada conforme a demanda.

O contexto da guerra

O conflito se intensificou no dia 7 de outubro, quando o Hamas lançou uma surpreendente ofensiva contra Israel. Esta ação resultou em numerosas baixas civis e um clima de insegurança que afeta tanto israelenses quanto palestinos.

A situação no Oriente Médio permanece volátil, e os esforços para repatriar os brasileiros são cruciais para garantir sua segurança. Enquanto o conflito persiste, o governo brasileiro continua monitorando a situação e tomando medidas para proteger seus cidadãos.

Destaques