Segundo voo desembarca no Rio com passageiros e animais; operação "Voltando em Paz" segue em curso.
Brasileiros retornam de Israel em operação de resgate da FAB
Por Plox
11/10/2023 12h47 - Atualizado há cerca de 1 ano
O segundo voo transportando brasileiros partindo de Israel está a caminho do Rio de Janeiro. A Força Aérea Brasileira (FAB) coordena a operação, e o avião está previsto para chegar na madrugada de quinta-feira (12). A bordo estão 212 passageiros e quatro animais de estimação: três cachorros e um gato.
Ainda nesta terça-feira (10), outro avião será despachado, com previsão de chegada tanto em São Paulo quanto no Recife na sexta-feira (13), transportando 60 passageiros.
A situação em Israel
Na última terça-feira (10), o primeiro voo de repatriação partiu de Israel, que atualmente vive um conflito com o grupo Hamas, e desembarcou na Base Aérea de Brasília na manhã de quarta-feira (11) com 211 brasileiros. A tripulação deste voo incluiu profissionais de saúde, como médica, psicóloga e enfermeiros, visando prevenir potenciais casos de estresse pós-traumático entre os passageiros, conforme informações do governo. Mais duas aeronaves da FAB já estão a caminho de Israel como parte da operação "Voltando em Paz".
De acordo com informações do Itamaraty, até agora, cerca de 2.700 brasileiros em Israel solicitaram retorno ao Brasil. Nesta primeira fase, a prioridade está sendo dada a turistas que não têm passagem de retorno.
Relatos do conflito
Cristina Babli, residente em São Paulo, relembrou momentos de pavor vivenciados durante os ataques. "Foram vários sustos. [...] Tivemos que correr”, disse ela ao descrever o som ensurdecedor dos mísseis e a urgência de buscar refúgio. Ela mencionou ainda as recomendações das autoridades israelenses, que levaram cidades inteiras a se esvaziarem.
Já Gleik Max, de Brasília, diante da intensidade da situação, gravou uma mensagem de despedida para sua família. “Viajo com costume, mas eu queria ter um momento de despedida [...] Gravei um vídeo e mandei para a mãe e disse: 'ó, você não assiste e nem mostra para ele. Mas se algo acontecer comigo, queria muito que assistissem''', relatou.