Onça-parda resgatada em casa no Vale do Aço é devolvida à natureza
Felino fugiu de queimadas e foi encontrado em área urbana; soltura ocorreu após avaliação de especialistas que garantiram a condição física do animal
Por Plox
11/10/2024 15h13 - Atualizado há cerca de 1 mês
Já está de volta à natureza a onça-parda capturada em uma casa em Santana do Paraíso, no Vale do Aço, na segunda-feira (07). A soltura do animal ocorreu nessa quinta-feira (10) e foi feita pela Polícia de Meio Ambiente e pela equipe da Usipa em seu habitat, em local de mata. Veja os detalhes na Live.
Felino foge de queimadas e é encontrado em residência
Na tarde de segunda-feira (07), uma onça-parda (Puma concolor) foi resgatada no bairro Parque Caravelas, em Santana do Paraíso. O felino foi encontrado dentro de uma casa após fugir das queimadas que atingiram seu habitat natural. Essas queimadas, que têm aumentado em frequência, estão forçando diversas espécies da fauna brasileira a buscar abrigo e alimento em áreas urbanas, uma situação preocupante tanto para os animais quanto para os moradores.
O resgate, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi realizado com sucesso. Além disso, os veterinários Dr. Lélio Costa e Silva, do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), e o voluntário Dr. Mauro Liberato, também participaram da ação. De acordo com os profissionais, a onça, um jovem macho, estava bastante agitada, e a sedação foi necessária para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Ação conjunta e cuidados pós-resgate
Depois de capturado, o felino foi levado ao Cebus, onde passou por uma avaliação detalhada por uma equipe técnica de biólogos e veterinários. O animal foi mantido em quarentena numa área isolada para garantir sua saúde antes de ser devolvido à natureza.
Após a quarentena e os exames necessários, a onça foi considerada em plena condição física para retornar à vida selvagem.
Reintrodução ao habitat natural
O local exato da reintegração não foi divulgado pelo IEF, uma medida comum para evitar riscos à segurança do animal. A reintegração de espécies como a onça-parda destaca a importância de ações de prevenção a queimadas, que continuam forçando animais selvagens a se deslocarem para áreas urbanas em busca de abrigo e alimento.