Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Daniela Teixeira desponta como possível nome para o STF

Ministra do STJ tem apoio de Barroso e boa relação com Lula, que a indicou ao cargo em 2023

11/10/2025 às 10:39 por Redação Plox

Nos bastidores da capital federal, o nome da ministra Daniela Teixeira, que atualmente integra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), começou a ganhar força como uma das principais apostas para ocupar uma futura vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).


Imagem Foto: Redes sociais

A movimentação se intensificou após declarações públicas do ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, que deixará a Corte em breve e defendeu que sua sucessão seja ocupada por uma mulher. A fala de Barroso, considerada estratégica, colocou Daniela em destaque no cenário político e jurídico.


Daniela tem trajetória sólida no Direito. Formada pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em direito penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), além de possuir especialização em direito econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Sua experiência inclui atuação como conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 2010 e 2012, e como vice-presidente da OAB do Distrito Federal entre 2016 e 2019.


Antes de se tornar ministra, ela construiu uma longa carreira na advocacia, iniciada em 1996. Sua chegada ao STJ se deu em 2023, por indicação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém uma boa relação. Essa ligação com o chefe do Executivo, somada ao apoio de Barroso, tem impulsionado ainda mais seu nome como forte candidata ao STF.


Outro destaque em sua trajetória é a autoria da Lei Federal 13.363, sancionada em novembro de 2016, que garante às gestantes e lactantes o direito de não serem submetidas a equipamentos de raio-X ao entrarem em fóruns e tribunais.


“Defendo que seja nomeada uma mulher para a próxima vaga no Supremo”, afirmou Barroso em recente discurso

— o que reforça a expectativa em torno da ministra Daniela Teixeira.

Com a aposentadoria se aproximando, Barroso se despede do Supremo lembrando suas origens e destacando a importância do ensino público em sua formação: “Devo tudo que tenho à escola pública”.


A possível indicação de Daniela ao STF, caso confirmada, representaria mais um passo significativo na presença feminina nas mais altas esferas do Judiciário brasileiro.


Compartilhar a notícia

Veja também
CPMI pede prisão de Careca do INSS e outros investigados por fraudes
POLíTICA

CPMI pede prisão de Careca do INSS e outros investigados por fraudes

Relator Alfredo Gaspar solicitou prisão preventiva de mais de 20 nomes ligados ao esquema de descontos ilegais contra aposentados

Flávio Bolsonaro visita pai e publica momento nas redes
POLíTICA

Flávio Bolsonaro visita pai e publica momento nas redes

Senador esteve com Jair Bolsonaro em Brasília e comentou sobre a recuperação do ex-presidente

Padilha critica Trump após sanção dos EUA a profissionais do Mais Médicos
POLíTICA

Padilha critica Trump após sanção dos EUA a profissionais do Mais Médicos

Ministro da Saúde chamou presidente norte-americano de 'inimigo da saúde' e classificou sanção como absurda

bolsonaro
POLíTICA

Com visto diplomático vencendo, Bolsonaro solicita visto de turista nos EUA

Presidente permanece na Flórida e não tem previsão de retorno ao Brasil

para você
ruaparana.jpg
POLíCIA

Homem invade e rouba casa de casal durante a madrugada em Fabriciano

Segundo a PM, o casal teria sido acordado pelo homem exigindo dinheiro

FAMOSOS

Luiz Carlos do Raça Negra agradece homenagem de Julia Soares na Olimpíada de Paris

Ginasta usa "Cheia de Manias" em apresentação, emocionando o vocalista do grupo

EDUCAçãO

Prefeito de cidade mineira anuncia proibição de funk e músicas de duplo sentido em escolas municipais

Medida, que valerá a partir de 2025, busca evitar a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos considerados impróprios pelo prefeito.

nuzman
ESPORTES

Ex-presidente do COB, Carlos Nuzman é condenado a 30 anos de prisão por corrupção

Também foram condenados Sérgio Cabral e Leonardo Gryner