Lula reafirma que governo Maduro "é problema da Venezuela, não do Brasil"

Presidente brasileiro destaca foco em questões internas e evita interferências em outros países da América Latina.

Por Plox

11/11/2024 11h56 - Atualizado há 28 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou que a ditadura de Nicolás Maduro é um assunto da Venezuela, e não do Brasil. Em entrevista ao podcast PODK Liberados, transmitido pela RedeTV! e pelo YouTube neste domingo (10), Lula reforçou que não pretende interferir nos problemas políticos de outros países e que sua prioridade é assegurar o sucesso do Brasil. “Não posso ficar me preocupando em brigar com Nicarágua e Venezuela, preciso brigar para fazer esse país [Brasil] dar certo”, afirmou o presidente, respondendo a uma questão dos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF), que apresentaram o programa.

Lula e Nicolás Maduro Foto: Ricardo Stuckert/PR

Eleições e reeleição de Maduro

Durante a conversa, Lula comentou ainda sobre o papel da Suprema Corte da Venezuela na validação da reeleição de Maduro nas eleições de julho deste ano, ressaltando que não é responsabilidade do Brasil questionar decisões judiciais de outro país. Mesmo com as denúncias de fraude no processo eleitoral venezuelano, o líder brasileiro evitou fazer críticas ao governo vizinho, dizendo: “Quero que a Venezuela viva bem, e eu vou cuidar do Brasil”.

Parceria e histórico com outros países latino-americanos

A entrevista, que foi gravada na última quarta-feira (6) e exibida no domingo, trouxe também questionamentos sobre as relações de Lula com outros países da América Latina. Nos últimos anos, o petista manteve laços próximos com lideranças como Nicolás Maduro e Daniel Ortega, da Nicarágua, outro país sob regime ditatorial. 

Destaques