MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

Medida visa ampliar possibilidades para adultos que não concluíram o ensino médio. Ministro Camilo Santana também sugere unificação com o Saeb.

Por Plox

11/11/2024 07h43 - Atualizado há 28 dias

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o Ministério da Educação (MEC) estuda retomar o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de certificação para conclusão do ensino médio, direcionado a candidatos com mais de 18 anos. A previsão é que a mudança entre em vigor a partir da edição de 2025 do exame.

Foto:  Bruna Araújo/MEC

A proposta, que foi encaminhada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para análise, visa dar uma nova opção de certificação além do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continuará a ser aplicado. A certificação pelo Enem foi descontinuada em 2016, mas a reativação do recurso ampliaria o acesso para quem busca concluir o ensino médio e ingressar na universidade.

"A ideia é permitir que esse jovem tenha a oportunidade de usar o Enem como certificação. Isso amplia o acesso e facilita o ingresso na universidade", declarou Camilo Santana.

Integração entre Enem e Saeb

Santana também revelou que o MEC está estudando a possibilidade de integrar o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado pelo Inep para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio. O objetivo é permitir que o Enem, além de ser um exame de ingresso ao ensino superior, também sirva como avaliação do Saeb para estudantes do terceiro ano do ensino médio.

"O Inep tem até o início do próximo período de inscrições para finalizar essa recomendação. Queremos unificar o Enem com o Saeb em 2025, oferecendo mais eficiência na avaliação do ensino médio", explicou Santana.

Aplicação sem incidentes graves

Neste segundo domingo (10) de aplicação do Enem, o MEC divulgou um balanço positivo, destacando que não houve ocorrências significativas. Contudo, 1,9 mil participantes foram eliminados por não seguirem as regras do edital, que proíbem o uso de aparelhos eletrônicos e a saída com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais.

Neste domingo, os candidatos responderam às provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e de matemática. No domingo anterior (3), as provas incluíram questões de linguagens e ciências humanas.

Divulgação antecipada do gabarito

O ministro Camilo Santana também informou que o gabarito oficial do Enem, que estava previsto para ser divulgado no dia 20 de novembro, será antecipado. O Inep anunciará em breve a nova data de divulgação. Já os resultados finais do exame deverão ser liberados em 13 de janeiro de 2025, conforme o cronograma oficial.

Destaques