Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
PUBLICIDADE
Lula assina decreto que atualiza normas do vale-refeição e alimentação nesta terça-feira
Governo limita taxas cobradas, reduz prazos de repasse e incentiva uso mais amplo dos vales para trabalhadores em todo o Brasil.
11/11/2025 às 10:50por Redação Plox
11/11/2025 às 10:50
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nesta terça-feira (11) o decreto que traz novas regras para o vale-refeição e vale-alimentação. O objetivo das mudanças é garantir melhores condições para estabelecimentos e beneficiários dos programas.
Funcionário arrumando prateleira em supermercado
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas
Limite de taxas cobradas de bares e restaurantes
Uma das principais mudanças previstas no decreto é a criação de um teto para as taxas cobradas das empresas conveniadas. Com a falta de um limite atualmente, essas cobranças podem ultrapassar 5%. Agora, o percentual máximo deverá ficar entre 3,5% e 4%. Essa medida busca incentivar a adesão dos estabelecimentos ao benefício, reduzindo o impacto financeiro desses custos nos restaurantes, bares e supermercados.
Prazos menores para repasse aos comerciantes
Outra alteração importante é a redução no prazo para que os valores pagos pelos trabalhadores via vale-refeição ou alimentação cheguem aos lojistas. Hoje, esse período pode variar de 30 a até 60 dias após a compra. A expectativa é de que o novo limite seja cerca de 15 dias, garantindo maior agilidade no recebimento.
Interoperabilidade entre bandeiras e maquininhas
O decreto também visa a implementação da interoperabilidade, permitindo que qualquer máquina de cartão aceite vales de todas as bandeiras. Esse avanço deve facilitar o uso do benefício pelo trabalhador e evitar restrições de uso em determinados estabelecimentos.
Transição e fiscalização
As novas regras devem ser aplicadas gradualmente, considerando o porte das empresas envolvidas. A responsabilidade pela fiscalização ficará com o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão que gerencia o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O PAT é um programa voluntário de incentivo fiscal voltado para empresas que oferecem benefícios como vale-alimentação e refeição aos seus funcionários.
As discussões sobre a reforma do sistema de vales vêm ocorrendo há mais de dois anos, mas voltaram a ganhar força em 2025 diante da pressão para conter a alta dos preços dos alimentos e melhorar as condições de adesão ao benefício.