Festa reúne personalidades nos 50 anos Fundação São Francisco Xavier

Evento contou com os presidentes da Usiminas, FSFX e Conselho Curador, além de empresários e autoridades da região

Por Plox

11/12/2019 11h19 - Atualizado há mais de 4 anos

Na noite dessa terça-feira (10), a Fundação São Francisco Xavier comemorou, em grande estilo, seus 50 anos. Com uma grande festa no Clube Morro do Pilar, em Ipatinga-MG, que contou com as presenças do presidente da Usiminas, Sergio leite; do presidente-diretor da FSFX, Salomão Maciel; do presidente do Conselho Curador, César Bueno; empresários e autoridades da região. A noite, que teve como mestre de cerimônia a jornalista, Carla Vilhena, foi marcada por homenagens e lembranças dos 50 anos de atuação da fundação.

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (1) (1)
 
Convidados destacaram a importância da FSFX principalmente nas áreas de educação e saúde. Inclusive, muitos ainda lembram que, eles ou seus filhos, nasceram no Hospital Márcio Cunha ou estudaram no Colégio São Francisco Xavier. A nova diretoria destacou que, a área de educação da instituição, agora está mais abrangente com a criação da faculdade. 

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (149)

Jailton,-Cesar-e-Sergio-LeiteO diretor do PLOX Jailton Santos, ladeado pelo presidente do Conselho Curador César Bueno e do presidente da Usiminas Sergio Leite

 

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (140)Salomão Maciel, diretor-presidente da FSFX e a jornalista Carla Vilhena.

 

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (141)A jornalista Carla Vilhena ladeada pelo diretor da usina de Ipatinga, Américo Ferreira e esposa Érica.

 

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (142)A diretora corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, a jornalista Carla Vilhena e a diretora presidente da previdência da Usiminas, Rita Rebelo Horta de Assis.

 

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (147)Bruno Lage de Araújo Paulino, diretor jurídico da Usiminas, César Bueno, Carla Vilhena, Sergio Leite, Américo e sua esposa Érica

 

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (151)

Sergio Leite, durante seu discurso, exaltou a importância dos trabalhos realizados pela FSFX nas áreas da educação, saúde e social e afirmou que a Usiminas sempre acompanha de perto o crescimento da instituição e garantiu o investimento para que a Fundação possa continuar alçando voos ainda mais altos. “A fundação possui várias unidades de negócios em segmentos distintos, mas que são essenciais para as comunidades ao redor. A Usiminas acompanha de perto o seu crescimento e o objetivo é investir para que a Instituição mantenha-se em constante evolução, alçando voos ainda mais longos, mas sem esquecer em nenhum momento da essência herdada da sua instituidora, que é contribuir sempre para o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades”, disse o presidente da Usiminas.

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (83)

Início

Desde a sua inauguração, em 22 de dezembro de 1969, a Fundação é responsável por gerir o Hospital Márcio Cunha (HMC) que é referência em alta complexidade para uma população de 1,6 milhão de habitantes de 88 municípios das regiões Leste e Nordeste de Minas Gerais. Além do HMC I e II, atualmente, a FSFX administra mais duas unidades hospitalares, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) em Itabira e o Hospital de Cubatão (HC), na cidade de mesmo nome, em São Paulo.

A Fundação também conta com duas unidades de Oncologia, uma pediátrica e uma adulto, que prestam atendimento de alta complexidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de planos conveniados. 

Educação - Faculdade de Enfermagem

Além da saúde, desde a sua criação, a Instituição administra um tradicional centro educacional no Vale do Aço, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX), a unidade mais antiga da FSFX. Com atuação que contempla desde a Educação Infantil, passando pelos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, até os cursos de Pós-graduação. No último mês, mais um passo importante foi dado pela Fundação, com a implantação da Faculdade São Francisco Xavier. A faculdade inicialmente oferecerá o curso de Enfermagem, com turmas nos períodos matutino e noturno. A primeira turma já deve iniciar os estudos no próximo semestre.

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (67)Presidente da FSFX, Salomão Maciel.

 

Futuro 

Preparada para os próximos anos, a Fundação São Francisco Xavier espera que, a parceria com a Usiminas seja fortalecida por meio de ações que proporcionem ainda mais avanço e excelência a todos que utilizam os serviços da Instituição. “Não nascemos grandes, crescemos em parceria com a Usiminas. Seguiremos buscando a melhoria contínua, a troca de experiências, o fortalecimento da sinergia e a reciprocidade no aprendizado entre as duas instituições. Que venham novos desafios e, nos próximos 50 anos daremos continuidade a nossa história e a tudo que fazemos em benefício do nosso próximo”, disse Salomão Maciel Dias Ferreira, diretor-presidente da FSFX.


50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (30)

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (74)

50 ANOS FSFX - ELVIRA NASCIMENTO (123)

 

As fotos são da fotógrafa Elvira Nascimento. 

Destaques