Saiba o que é diplomação do presidente, evento que Lula e Alckmin participarão nesta segunda

a diplomação habilita Lula e Alckmin a tomar posse como presidente e vice a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem

Por Plox

11/12/2022 14h52 - Atualizado há mais de 2 anos

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) passarão para o processo de diplomação nesta segunda-feira (12). Esse evento é tradicional e ocorreu pela primeira vez em 1946. Mas afinal, o que é e para quê serve a diplomação?

Organizada pela Justiça Eleitoral prevista no Códio Eleitoral, a diplomação serve para formalizar a escolha do candidato mais votado e eleito nas urnas. O diploma é assinado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. 

Moraes é o responsável por assinar os diplomas que Lula e Alckmin receberão. Foto: TSE/reprodução.

 

Sendo assim, a diplomação habilita Lula e Alckmin a tomar posse como presidente e vice a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. Neste ano, a cerimônia política está marcada para acontecer às 14h, no Plenário do TSE.

Lula venceu as eleições com mias de 60 milhões de votos. Foto: Ricardo Stuckert.

 

Inicialmente, o TSE havia informado estar confirmada a presença de pelo menos 130 convidados. No entanto, até o momento da publicação desta matéria, cerca de 280 pessoas confirmaram que estarão presente, entre elas, os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff. O esquema de segurança está sendo montado pela equipe do presidente e vice-presidente eleitos.

Lula e Dilma tem uma longa amizade. Foto: Ricardo Stuckert.

 

A diplomação só acontece após o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Na terça-feira (6), a Corte Eleitoral aprovou as contas da chapa que venceu a corrida presidencial. Sem essa confirmação, por exemplo, Lula e Alckmin não poderiam exercer os cargos a que foram eleitos em 2022.


 

Destaques