Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Minas Gerais aprova novas regras para criação e condução de cães de grande porte

Uso de focinheira será obrigatório em vias públicas, e fila brasileiro passa a integrar a lista de raças regulamentadas

11/12/2024 às 20:26 por Redação Plox

Nesta quarta-feira (11), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 1.263/2023, de autoria do deputado Eduardo Azevedo (PL). O texto estabelece novas regras para a criação e condução de cães de grande porte, ampliando as exigências já previstas na Lei 16.301, de 2006.

Foto: Pixabay

A proposta inclui o fila brasileiro na lista de raças cujas criações são regulamentadas pela legislação estadual, que já abrangia pit bull, dobermann, rottweiler e outros cães de porte físico, força e comportamento semelhantes. Com a aprovação, passam a valer regras mais rigorosas para o manejo e condução desses animais, principalmente em locais públicos.

Principais mudanças na legislação

Uma das alterações mais significativas é a obrigatoriedade do uso de focinheira na condução dos cães de grande porte em vias públicas. A lei já exigia o uso de coleira, mas agora o acessório precisará conter, obrigatoriamente, informações de identificação do animal e do tutor, incluindo nome, endereço e telefone de contato.

Além disso, o texto estabelece que a condução de cães de grande porte em locais públicos só poderá ser realizada por pessoas com idade mínima de 18 anos. Inicialmente, o projeto previa a idade mínima de 16 anos, mas, durante a tramitação, o limite foi ampliado para maior segurança.

Outra modificação importante diz respeito à raça pit bull. Enquanto a Lei 16.301 proíbe a adoção, procriação e entrada de cães dessa raça no Estado, o PL 1.263/2023 propõe a revogação dessa proibição, permitindo novamente a adoção de pit bulls em Minas Gerais.

Tramitação e aprovação do texto

A proposição foi aprovada na forma do texto vencido, ou seja, sem novas alterações em relação à versão que já havia sido aprovada em 1º turno. Durante a análise do projeto, as comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública destacaram a importância das mudanças para reforçar a segurança de pedestres e tutores, além de coibir episódios de ataques de cães.

O texto final incorpora as sugestões apresentadas pelos parlamentares ao longo do processo de tramitação, especialmente no que se refere à idade mínima para conduzir os cães e à obrigatoriedade de focinheira.

Agora, o PL 1.263/2023 segue para sanção do governador, e, caso seja aprovado, as novas regras passarão a valer em todo o estado de Minas Gerais.

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Onda de calor em Minas Gerais pode superar 40°C nos próximos dias

A combinação de altas temperaturas com a umidade relativa do ar intensifica a sensação térmica, tornando o calor ainda mais intenso

Chuvas em Minas Gerais
GERAL

Mais de 120 cidades de Minas estão em alerta para vendaval; veja lista completa

Alerta foi divulgado pelo Instituto Nacional de meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (10)

GERAL

Bombeiros encontram corpo na lagoa da Pampulha nesta manhã

Vítima não identificada foi avistada por volta das 6h40 em Belo Horizonte

GERAL

Dono de lavanderia e funcionário morrem em acidente com máquina de lavar em Sabará

Máquina tombou durante movimentação e provocou a morte de dois homens na região metropolitana de Belo Horizonte

para você
inglaterra
EDUCAçãO

Escola municipal de Nova Lima é a primeira de Minas Gerais a receber programa de educação bilíngue

Governo Britânico, em parceria com a prefeitura da cidade, será responsável por apoiar a implementação do projeto em mais de dez instituições de ensino da região

EDUCAçãO

Estudantes encontram 244 oportunidades de estágio em BH

Prefeitura de Belo Horizonte abre vagas com bolsas de até R$ 1,7 mil para ensino médio, superior e pós-graduação

SAúDE

Dengue: Baixa adesão à vacina preocupa especialistas da saúde

Cobertura vacinal atinge apenas 31% para a primeira dose e 11% para o esquema completo em Belo Horizonte, acendendo alerta sobre os riscos de complicações da doença.

cruzeiro
ESPORTES

Cruzeiro vence o Sampaio Corrêa e segue líder do campeonato

Rafa Silva, destaque do jogo, marcou o primeiro e deu passa para Edu marcar o segundo