Extra

Apagão em SP deixa mais de 1,5 milhão de imóveis sem energia e causa caos na capital

Falta de luz afeta abastecimento de água, fecha todos os parques municipais, apaga 235 semáforos e provoca 203 km de lentidão; rajadas de vento de até 98,1 km/h derrubam árvores e prejudicam voos em Congonhas e Guarulhos

11/12/2025 às 10:32 por Redação Plox

A Grande São Paulo segue com mais de 1,5 milhão de imóveis sem energia na manhã desta quinta-feira (11), sendo pouco mais de 1 milhão apenas na capital, segundo a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento na cidade de São Paulo e em outras 23 cidades da região metropolitana. O total de consumidores no escuro, que chegou a ultrapassar 2 milhões na quarta-feira (10), ainda permanece elevado.


Rajadas passaram de 98 km/h na Lapa, Zona Oeste da capital, na quarta-feira (10).

Rajadas passaram de 98 km/h na Lapa, Zona Oeste da capital, na quarta-feira (10).

Foto: Reprodução/Bora Brasil

Mais de 1,5 milhão de clientes sem luz na Grande São Paulo

De acordo com o mapa de energia da Enel, 1.529.146 clientes continuavam sem energia na Grande São Paulo até o início da manhã desta quinta. Somente na capital paulista, 1.031.098 imóveis permaneciam sem fornecimento.

A falta de luz também impacta o abastecimento de água em diversos pontos da cidade e da região metropolitana. Todos os parques municipais seguem fechados nesta manhã, e a reabertura ao longo da tarde será avaliada individualmente, conforme as condições de cada área.

Semáforos apagados e trânsito lento na capital

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 235 semáforos ainda estavam apagados por falta de energia, 20 não funcionavam por falhas e outros 5 operavam em amarelo piscante. Às 7h, a cidade registrava 203 km de lentidão nas vias.

Ventos de quase 100 km/h e efeitos de ciclone extratropical

Na quarta-feira (10), as rajadas de vento chegaram a 98,1 km/h na Lapa, na Zona Oeste da capital, de acordo com medição do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A Defesa Civil informou ao g1 que os ventos fortes são efeito de um ciclone extratropical formado no Sul do Brasil, que também atingiu a capital paulista e a região metropolitana.

Ao todo, foram registradas 231 quedas de árvores na cidade de São Paulo, segundo a prefeitura. Até a noite de quarta-feira, 182 ocorrências já haviam sido atendidas. Em 40 chamados, as equipes municipais ainda aguardavam apoio da Enel para conclusão dos trabalhos.

Prefeitura promete acionar Aneel e Justiça

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou à GloboNews na quarta-feira que pretende acionar a Aneel e a Justiça para que sejam tomadas providências em relação ao contrato com a Enel, em continuidade às medidas já anunciadas desde os apagões registrados na capital a partir de novembro de 2023.

Novelas da Globo liberadas no Globoplay

Por causa do vendaval que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica, os capítulos das novelas da TV Globo exibidos na quarta-feira serão disponibilizados gratuitamente no Globoplay. Quem não conseguiu assistir poderá acompanhar os episódios pela plataforma.

Atuação dos bombeiros na madrugada

Entre 0h e 5h45 desta quinta-feira (11), o Corpo de Bombeiros registrou na região metropolitana:

17 chamados para quedas de árvores;

10 chamados para desabamentos ou desmoronamentos;

Nenhum chamado para enchentes ou alagamentos.

Voos afetados em Congonhas e Guarulhos

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, teve 181 voos afetados na quarta-feira, sendo 88 chegadas e 93 partidas, segundo a concessionária Aena. Embora a operação tenha sido iniciada às 6h desta quinta, já haviam sido canceladas quatro decolagens e nove chegadas até as 6h55.

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, até as 6h55 desta quinta tinham sido canceladas duas partidas e 15 pousos. Na quarta-feira, 31 voos de chegada precisaram ser alternados para outros aeroportos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a