Política

Carlos Bolsonaro renuncia à Câmara do Rio para disputar Senado por Santa Catarina em 2026

Vereador mais votado do Rio em 2024 deixa mandato alegando “missão maior” ao lado da família e aposta no forte recall eleitoral de Jair Bolsonaro em Santa Catarina

11/12/2025 às 17:47 por Redação Plox

O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (11), que vai renunciar ao mandato para disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina.

Vereador Carlos Bolsonaro

Vereador Carlos Bolsonaro

Foto: / Câmara do RJ


Carlos diz deixar o Rio por “missão maior”

Ao comunicar a decisão, Carlos afirmou que deixa a cidade onde construiu sua trajetória política movido por um propósito que classifica como superior e ligado à atuação que sempre teve ao lado da família e de seus apoiadores.

Em discurso, ele destacou o vínculo com a capital fluminense e indicou que a mudança de estado não significa o fim de sua atuação política, mas a continuidade de um projeto que, segundo ele, ultrapassa as fronteiras do Rio de Janeiro.

Emoção ao falar sobre a situação de Jair Bolsonaro

Conhecido como o filho “02” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos discursou na abertura da sessão da Câmara Municipal do Rio e se emocionou ao comentar a situação judicial do pai, preso em meio a um processo que classifica como político e repleto de contradições.

Estratégia para o Senado por Santa Catarina

Depois de 24 anos como vereador no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro deve, pela primeira vez, concorrer a um cargo fora do estado que se tornou o principal berço do bolsonarismo. O movimento integra o plano de Jair Bolsonaro para lançá-lo ao Senado por Santa Catarina.

A estratégia se baseia no recall eleitoral de Jair Bolsonaro no estado, onde ele venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, com larga vantagem na votação válida.

No Rio, apesar de ter sido o vereador mais votado da capital na eleição municipal de 2024, com 130.480 votos, Carlos não teria espaço para disputar as duas vagas ao Senado nas próximas eleições, o que reforçou a decisão de buscar o mandato por outro estado.

Disputa por vagas em 2026 e articulação com aliados

Em 2026, Santa Catarina terá duas vagas em disputa para o Senado. Aliados de Jair Bolsonaro relatam que ele entrou em contato com a deputada federal Júlia Zanatta (PL), que pretendia se candidatar ao Senado pelo estado, para informá-la de que Carlos Bolsonaro deverá ser o nome do partido na corrida pela vaga.

Segundo esses aliados, a parlamentar confirmou ter sido avisada sobre a intenção de lançar Carlos como candidato ao Senado por Santa Catarina, reforçando a movimentação do grupo político em torno da nova configuração eleitoral.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a