Política

Governo Lula comemora a não cassação de deputado Glauber Braga do Psol

Após dois dias de tensão no Congresso, deputados aprovam emenda que afasta temporariamente o parlamentar do PSOL-RJ das atividades legislativas, mantendo seu mandato

11/12/2025 às 07:16 por Redação Plox

Após dois dias de intensa tensão no Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados decidiu suspender por seis meses o mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), em vez de cassá-lo. A mudança de rumo foi aprovada na noite desta quarta-feira (10), com emenda que recebeu 318 votos favoráveis e 141 contrários no plenário.

Governistas comemoram a não cassação do deputado Glauber Braga, do PSOL

Governistas comemoram a não cassação do deputado Glauber Braga, do PSOL

Foto: Redes sociais

Câmara afasta deputado, mas mantém mandato

Com a decisão, o parlamentar mantém o mandato, porém ficará temporariamente afastado de todas as atividades legislativas, à espera da formalização da medida pela Mesa Diretora. Na prática, Glauber Braga não poderá participar de votações, comissões ou demais trabalhos na Casa durante o período de suspensão.

A alteração na pena, que antes previa cassação, foi articulada por partidos do Centrão e contou com o apoio de aliados do deputado, que atuaram para barrar o desfecho mais duro do processo disciplinar.


Vídeo: Redes sociais

Governo Lula pressionou Câmara para poupar deputado Glauber

Episódio com integrante do MBL originou processo

O processo contra Glauber Braga teve início após um episódio ocorrido no ano passado, quando ele foi acusado de agredir um integrante do MBL durante um ato no Congresso Nacional. A acusação motivou a abertura de procedimento disciplinar na Câmara.

A crise política se agravou na terça-feira (9), quando o deputado foi retirado à força da Mesa Diretora ao protestar contra a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, de dar andamento ao processo disciplinar. O episódio acentuou o clima de conflito no plenário e antecedeu a votação que resultou na suspensão de seis meses.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a