Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Quem é Henrique Braun, o brasileiro que assume a presidência global da Coca-Cola
Nascido na Califórnia e criado no Brasil, Henrique Braun, atual diretor global de Operações, assumirá o comando da Coca-Cola em março de 2026, sucedendo James Quincey após uma gestão marcada por recuperação nas vendas e alta de mais de 60% nas ações
11/12/2025 às 10:15por Redação Plox
11/12/2025 às 10:15
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Coca-Cola, multinacional norte-americana de bebidas e uma das marcas mais reconhecidas do mundo, anunciou nesta quarta-feira (10/12) que será comandada por um executivo brasileiro a partir de 2026.
Henrique Braun, de 57 anos, foi escolhido para assumir o cargo de CEO global da companhia em 31 de março de 2026. Ele sucederá James Quincey, britânico radicado nos Estados Unidos, de 60 anos.
Henrique Braun, novo CEO global da Coca-Cola
Foto: Divulgação/Coca-Cola
Executivo com trajetória global na companhia
De acordo com informações da própria Coca-Cola, Henrique Braun tem dupla nacionalidade — nasceu na Califórnia e foi criado no Brasil.
O executivo ingressou na empresa em 1996, em Atlanta (EUA), como trainee, e construiu uma carreira internacional, atuando em unidades da Coca-Cola na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia.
No Brasil, Braun ocupou cargos de liderança, como vice-presidente de técnica e logística e vice-presidente de operações da companhia.
Henrique Braun
Foto: Divulgação/Coca-Cola
Formação acadêmica e ascensão na liderança
Henrique Braun é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele possui mestrado em Engenharia Industrial pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University, ambas nos Estados Unidos.
Antes de ser anunciado como futuro CEO global, Braun atuou como presidente de desenvolvimento internacional da Coca-Cola e, em janeiro deste ano, assumiu a Diretoria Global de Operações, passando a supervisionar todas as unidades operacionais da companhia.
O executivo chegou à presidência da Coca-Cola no Brasil em 2016, consolidando sua trajetória de mais de duas décadas dentro da empresa.
Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadoresHenrique Braun
Papel de James Quincey na transição
Segundo a Coca-Cola, o atual CEO global, James Quincey, que ocupa o cargo há nove anos, será o responsável por liderar o processo de transição na presidência executiva. Ele acumula também a função de presidente do Conselho de Administração da companhia.
Quincey assumiu o comando da empresa em maio de 2017 e conseguiu reverter uma forte queda nas vendas. Durante sua gestão, as ações da Coca-Cola registraram alta superior a 60%.
Coca-Cola mantém presença em mais de 200 países
Fundada em 1892, a Coca-Cola é mundialmente conhecida pela fabricação do refrigerante que leva o nome da companhia e se tornou um de seus principais símbolos.
Atualmente, a empresa mantém um portfólio de cerca de 500 marcas em mais de 200 países, incluindo produtos como Fanta, Sprite, Powerade, Del Valle e Monster, consolidando-se como uma das maiores empresas do setor de bebidas no mundo.