Polícia

Operação Sinapse mira facções em dez presídios de Minas Gerais

Ação da Polícia Penal e Sejusp é deflagrada em unidades prisionais de mais de 12 municípios mineiros para interromper comunicações ilícitas, desarticular lideranças do crime e reforçar a disciplina no sistema

11/12/2025 às 09:04 por Redação Plox

A Polícia Penal de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), uma megaoperação em dez presídios do Estado contra detentos ligados a facções criminosas, suspeitos de comandar delitos de dentro das unidades prisionais. Batizada de Sinapse, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e tem como alvo presos classificados como de alta periculosidade.


Mais de mil policiais estão envolvido na operação

Divulgação


Operação busca reforçar controle e enfrentar o crime organizado

De acordo com a Sejusp, a Sinapse é uma operação estratégica, preventiva e repressiva, desenhada para fortalecer o controle institucional e promover o enfrentamento qualificado ao crime organizado dentro do sistema prisional mineiro. A secretaria não divulgou quais presídios nem quais municípios participam da ofensiva.

O foco principal é interromper fluxos ilícitos de comunicação, desarticular lideranças internas e restabelecer padrões rigorosos de disciplina e ordem. Segundo a Sejusp, diversas lideranças locais do crime estão sendo transferidas para unidades de maior rigor e setores de isolamento, com o objetivo de reduzir a influência sobre outros detentos e impedir a emissão de ordens para fora das cadeias.

Mais de mil policiais penais mobilizados em todo o Estado

A operação envolve cerca de 1.000 policiais penais dos grupamentos especializados COPE, GIR, GETAP, GOC, GEPAER e de equipes de inteligência. Eles foram mobilizados para realizar buscas, varreduras e cumprir ordens de transferência que atingem uma população carcerária de aproximadamente 2 mil presos, distribuídos em mais de 12 municípios mineiros.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a