Veja a previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça (12)

De acordo com o Inmet, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado em boa parte do Estado

Por Plox

12/01/2021 10h24 - Atualizado há 5 dias

Nesta terça-feira (12) a previsão é de tempo instável, com pancadas de chuvas e trovoadas em algumas regiões de Minas Gerais. No Vale do Aço, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas.

Segundo o Inmet, o tempo deve permanecer instável com pancadas de chuva e trovoadas no Oeste e Sul de Minas Gerais. A circulação atmosférica de verão (configuração dos ventos), que favoreceu as chuvas no Centro-Sul e Sudeste de Minas na última semana, volta gradativamente para o oeste do continente, em direção à sua posição climatológica,
condição que intensifica as instabilidades no Noroeste, Oeste e Sul mineiro.

Ainda de acordo com a previsão, no restante do Estado, a tendência é de redução das chuvas nos próximos dias. As temperaturas permanecem elevadas, mantendo o tempo
abafado em praticamente todas as regiões mineiras.

Alerta de Perigo

Nessa segunda-feira (11) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de “perigo” para 358 cidades de Minas Gerais que poderão ter chuvas fortes. O Vale do Aço está na região de alerta de “perigo potencial”, que existe a possibilidade de queda de granizo.

Segundo o aviso de “perigo”, existe a possibilidade de chuvas intensas entre a tarde dessa segunda e a manhã desta terça-feira, nas regiões: Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Central Mineira.

De acordo com o Inmet, existe a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Perigo Potencial

Para o aviso de “perigo potencial” existe a possibilidade de chuvas para as regiões: Vale do Aço, parte da Zona Da Mata Mineira, Parte do Norte de Minas, parte da região Central Mineira, Vale Do Rio Doce e Jequitinhonha

De acordo com a previsão, existe a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Ainda segundo o aviso, existe, mesmo que baixo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O Instituto ainda divulgou instruções para casos de chuvas fortes. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia dos imóveis.
Em caso de problemas, entrar em contato com com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
 

PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021