Reabastecimento de água está retomando de forma gradativa no Vale do Aço, afirma Copasa

Segundo a companhia, sete dos 21 poços já estão funcionando

Por Plox

11/01/2022 22h21 - Atualizado há cerca de 3 anos

Em nota enviada a imprensa, a Copasa afirmou que a distribuição de água já está voltando de forma gradativa nas cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso. De um total de 21 poços, 7 já estão religados e realizando o reabastecimento.

A companhia ressaltou que ainda nesta terça os seguintes bairros devem receber o abastecimento de forma gradativa: 

Santana do Paraíso: Águas Claras, Bom Pastor, Cidade Nova, Chácaras do Vale, Jardim Vitória, Parque Caravelas e Residencial Bethânia.  

Timóteo: Alphaville, Distrito Industrial, Limoeiro, Recanto do Sossego e Recanto Verde. Além dos bairros de Coronel Fabriciano e o Amaro Lanari.

A Copasa afirmou sobre uma parceria feita com a Usiminas para que os bairros de Ipatinga pudessem receber água. “A companhia esclarece que não mede esforços para recuperar todo o sistema de abastecimento de água o mais rápido possível. A Copasa firmou uma parceria com a Usiminas para fornecer água tratada para os bairros Bom Retiro, Imbaúbas e Areal, em Ipatinga”, afirmou a nota.  

Foto: Layara Andrade/ Plox

 

 

Foram religados sete poços, de um total de 21 que estavam paralisados, em função da cheia do rio. Considerando a previsão de redução do nível do rio Piracicaba nas próximas horas, a companhia avaliará as condições operacionais dos equipamentos para religar os outros poços.

Até o momento, a vazão da Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado do Vale do Aço é de 536 l/s, correspondente a 69,4% da vazão da capacidade total.

Apesar das fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias, não houve rompimento de redes, nem de adutoras, e também nenhum dano foi causado às unidades da empresa. 

A companhia ainda aproveitou para desmentir informações mentirosas que estavam circulando nas redes sociais. “A Copasa repudia qualquer fato inverídico disseminado, como o áudio que está sendo divulgado na região, e reforça que a criação e compartilhamento de fake news é crime”, destacou.

Além das informações sobre a retomada do serviço, a empresa alertou sobre o desperdício de água. “A Copasa conta com a compreensão dos moradores e recomenda que o consumidor deve evitar o desperdício de água para preservar o acesso a todos”, concluiu.

Destaques