Eleições municipais em Minas Gerais terão forte presença parlamentar

Deputados estaduais e federais, além de um senador, se preparam para concorrer a prefeituras em outubro

Por Plox

12/01/2024 06h20 - Atualizado há 5 meses

Minas Gerais se prepara para as eleições municipais de outubro com a possível candidatura de pelo menos 16 parlamentares. Entre os pré-candidatos estão oito deputados da Assembleia Legislativa, sete da Câmara dos Deputados e um senador. A cidade de Belo Horizonte lidera em número de pré-candidatos, seguida por Contagem e Uberlândia.

 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Este número mantém a média histórica observada em eleições anteriores. Em 2020, 13 parlamentares concorreram a prefeituras, com destaque para as vitórias de Marília Campos em Contagem e Margarida Salomão em Juiz de Fora. Adriano Cerqueira, cientista político e professor do Ibmec-BH, destaca a estratégia política dos deputados que buscam voltar às suas bases eleitorais, um movimento considerado atípico.

Em Belo Horizonte, a disputa se acirra com quatro pré-candidaturas já confirmadas. Entre os nomes estão Bella Gonçalves (PSOL), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT), representando a esquerda, e Bruno Engler (PL), que busca associação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Newton Cardoso Júnior (MDB) e Mauro Tramonte (Republicanos) também podem entrar na corrida, enquanto o senador Carlos Viana (Podemos) considera sua candidatura.

Contagem atrai a atenção com pré-candidaturas de Felipe Saliba (PRD) e Cabo Junio Amaral (PL), que aposta no apoio do Novo. Em Ibirité, a deputada estadual Ione Pinheiro (União Brasil) surge como possível candidata.

Uberlândia terá a candidatura de Leonídio Bouças (PSDB), enquanto Cristiano Caporezzo (PL) ainda avalia sua participação. Em Ipatinga, Rosângela Reis (PL) é candidata, apesar do atual prefeito do mesmo partido poder concorrer novamente. Em Coronel Fabriciano, Celinho Sinttrocel (PCdoB) negocia sua candidatura.

Enes Cândido (Republicanos) desiste da disputa em Governador Valadares, enquanto Douglas Melo (PSD) se prepara para enfrentar Duílio de Castro (PRD) em Sete Lagoas. Fábio Avelar (Avante) concorrerá em Nova Serrana, e Paulo Guedes (PT) pode disputar a prefeitura de Montes Claros.

Destaques