Reviravolta no governo: Lula exonera líderes-chave de dois ministérios em apenas uma semana
Hildo Rocha do Ministério das Cidades e Efrain Cruz do Ministério de Minas e Energia são exonerados em dias consecutivos
Por Plox
12/01/2024 14h56 - Atualizado há mais de 1 ano
Nesta sexta-feira (12), o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme publicação no Diário Oficial da União. Rocha, ex-deputado federal pelo MDB do Maranhão e ligado à família Sarney, ocupava uma posição de destaque na pasta liderada por Jader Filho. A exoneração surpreendeu o próprio Rocha, que afirmou ao blog do jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, desconhecer os motivos de sua saída, tendo tomado conhecimento apenas através do DOU.

Esforços para obter esclarecimentos da assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, do ministro Jader Filho e do próprio Hildo Rocha foram infrutíferos, com a reportagem de O TEMPO Brasília não recebendo retorno até o momento.
Esta demissão é a segunda de um secretário-executivo em menos de uma semana, seguindo a exoneração de Efrain Cruz, segundo no comando do Ministério de Minas e Energia, ocorrida na quinta-feira (11). Lula nomeou Arthur Cerqueira Valério, anteriormente assessor jurídico na pasta, como substituto de Cruz. A nomeação de Efrain Cruz, realizada em março do ano passado, tinha sido uma indicação dos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Davi Alcolumbre (União-AP).