UFJF lança especialização gratuita em proteção e defesa civil com 150 vagas

Curso a distância oferecido pela UFJF visa capacitar agentes públicos em práticas de gestão de riscos e desastres

Por Plox

12/01/2024 14h49 - Atualizado há 5 meses

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou a abertura de 150 vagas para o curso de Especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil. Esta iniciativa gratuita, realizada à distância, integra o programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está disponível em cinco polos de apoio presencial: Bicas, Cataguases, Ilicínea, São João Del Rey e Conselheiro Lafaiete.

 

Destinado a agentes públicos com vínculo na administração pública e diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC, o curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar em áreas multidisciplinares, contribuindo para a formação de gestores capazes de administrar sistemas públicos e intervir em contextos sociais, políticos e econômicos de risco. A especialização foca no pensamento sistêmico e na resiliência a desastres, preparando os participantes para adotar políticas públicas eficazes em situações de emergência.

 

Os profissionais formados poderão atuar em várias áreas, incluindo coordenações de Proteção e Defesa Civil em níveis municipal, estadual e federal, além de Corpos de Bombeiros Militares e setores de gestão de desastres. O curso também enfatiza a importância de políticas públicas para a gestão de áreas de risco, desenvolvendo habilidades em engenharia, geoprocessamento, direito, riscos cibernéticos e resiliência a desastres.

 

Processo de Inscrição e Seleção As inscrições para o curso devem ser realizadas até as 16h do dia 9 de fevereiro, através de um formulário disponível online. A seleção dos candidatos será conduzida por uma banca composta por três membros, indicados pela coordenação do curso. Os resultados parciais serão divulgados no site do Cead a partir das 18h do dia 15 de fevereiro, e os resultados finais, incluindo os recursos, serão anunciados em 20 de fevereiro, também a partir das 18h.

Para mais informações sobre o processo de inscrição e detalhes do curso, os interessados podem acessar o edital no site cead.ufjf.br.

 

 

Veja o cronograma completo do processo seletivo: 

 


 

Destaques