Chuva intensa invade UPA, provoca alagamentos e deixa mortos em Ipatinga

Até o momento, três mortes, incluindo uma criança de 8 anos.

Por Plox

12/01/2025 10h44 - Atualizado há 4 meses

Na madrugada desta sexta-feira (12), a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, foi atingida por um grande volume de chuvas que resultou em alagamentos em várias áreas, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em consequência dos danos causados pelas inundações, a unidade está temporariamente impossibilitada de atender pacientes.
 

Mortes
 

Imagens: redes sociais


As fortes chuvas  resultaram, até agora em cinco mortes confirmadas, incluindo uma criança de 8 anos. A intensidade das chuvas surpreendeu as autoridades e mobilizou equipes de resgate para atender os moradores afetados. Há pelo menos mais quatros pessoas desparecidas.
As tragédias ocorreram nas imediações das ruas Boston e Turim, localizadas nos bairros Bethânia e Vila Militar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no bairro Bethânia, o desabamento de duas residências levou ao soterramento de uma criança de 8 anos, que não resistiu.
 


Na rua Turim, localizada em uma área considerada instável, a movimentação do solo causou o colapso de uma estrutura, resultando na morte de duas pessoas da mesma família. Os bombeiros atuaram sob condições adversas para localizar e retirar os corpos. As operações de resgate contaram com o apoio da Polícia Militar, Perícia da Polícia Civil e Samu.
Sobre as atividades na UPA
 


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, equipes já estão trabalhando intensamente para recuperar as instalações da UPA e retomar os atendimentos o mais rápido possível. Enquanto isso, a prefeitura solicitou que municípios próximos com unidades de atendimento de urgência acolham os pacientes de Ipatinga que precisem de assistência.
 


Ainda segundo o comunicado, gestores de saúde das cidades vizinhas foram orientados a divulgar a situação à população, incentivando que os moradores de Ipatinga procurem atendimento em outras unidades disponíveis na região até que a UPA volte a funcionar normalmente.
A prefeitura agradeceu a compreensão da comunidade e reforçou o compromisso de reestabelecer os serviços da UPA em breve.

 

Destaques