São Paulo enfrenta semana de calor intenso e chuvas fortes, alerta Defesa Civil

Após registrar recorde de temperatura média máxima de 2026, capital paulista terá madrugadas abafadas, máximas acima de 32°C e pancadas de chuva com risco de alagamentos e queda de árvores ao longo da semana

12/01/2026 às 06:29 por Redação Plox

A cidade de São Paulo terá uma semana de calor intenso e pancadas de chuva mais frequentes, principalmente entre o fim da tarde e a noite, de segunda-feira (12) a sexta-feira (16), de acordo com dados da Climatempo.

Neste domingo (11), a capital teve tarde de sol e aumento gradual da nebulosidade com a entrada tardia da brisa marítima, que começou a atuar no extremo sul da cidade. A temperatura máxima chegou a 33°C, com umidade relativa do ar perto dos 30%. Não houve registro de chuva.

No sábado (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou o primeiro recorde de temperatura média máxima de 2026, com 34,6°C. Desde sexta-feira (9), a Defesa Civil Municipal mantém a capital em estado de atenção para altas temperaturas, diante da previsão de máximas acima de 32°C nos próximos dias.

De acordo com o banco de dados do CGE, o mês de janeiro acumulou até agora 51,6 milímetros de chuva, o que corresponde a cerca de 20,1% dos 256,4 milímetros esperados para todo o período.


Parque Ibirapuera neste domingo (10)

Parque Ibirapuera neste domingo (10)

Foto: Raoni Freitas/Arquivo pessoal

Calor persiste e temporais ganham força

Na segunda-feira (12), o calor segue predominando, com madrugada quente e sensação de abafamento. A temperatura mínima prevista é de 21°C, e a máxima pode chegar a 34°C. A umidade relativa do ar deve cair para valores próximos ou um pouco abaixo dos 37%.

Entre o meio da tarde e o início da noite, estão previstas pancadas de chuva de forte intensidade, formadas pela combinação do calor com a entrada da brisa marítima. Há risco de alagamentos, elevação de níveis de rios e córregos e queda de árvores.

Chuva frequente e risco de pancadas fortes

Na terça-feira (13), o padrão se repete, com calor ao longo do dia e chuva entre a tarde e a noite. As temperaturas devem variar entre 21°C e 31°C, e a umidade mínima fica em torno de 53%. As instabilidades também podem atingir municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Na quarta-feira (14), a previsão indica sol entre muitas nuvens pela manhã e chuva mais intensa à tarde, com possibilidade de trovoadas. A máxima deve cair um pouco, para cerca de 28°C.

Queda gradual das máximas até sexta-feira

Na quinta-feira (15), o tempo segue instável, com chuva já pela manhã e previsão de temporais entre a tarde e a noite. As temperaturas oscilam entre 19°C e 27°C.

Na sexta-feira (16), o sol aparece entre algumas nuvens, mas ainda há previsão de pancadas rápidas de chuva ao longo do dia e no período da noite. A máxima prevista é de 27°C.

Segundo a Climatempo, a tendência é de chuvas cada vez mais frequentes ao longo da semana, especialmente no fim da tarde e à noite, devido à combinação de calor, umidade e à atuação da brisa marítima sobre a capital paulista.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a