Odor em várias cidades não partiu da Usiminas

Por Plox

12/02/2020 07h57 - Atualizado há cerca de 4 anos

Na madrugada desta quarta-feira (12), um forte odor tomou conta do Vale do Aço e incomodou várias pessoas durante o sono. Nas redes sociais, rapidamente os internautas começaram a especular o que poderia ser. 

Questionada pela comunidade, a Usiminas relatou através de nota oficial, que “imediatamente as equipes técnicas da empresa foram acionadas e realizaram a aferição no entorno da usina e não foi identificada a presença de nenhum tipo de gás”. Confirmando a informação repassada pelo Corpo de Bombeiros ao PLOX no início desta manhã.

USIMINAS-Ipatinga-Alto-Forno-1 1Foto: Divulgação / Arquivo
 

“Em relação ao odor, a empresa esclarece que não é proveniente de nenhum processo siderúrgico”, finalizou a nota. 

Em contato com o PLOX, o cabo Nelson, do Corpo de Bombeiros, explicou que por conta das condições climáticas, pode ser que a poluição na região não se dissipou e ficou espalhada pelas cidades do Vale do Aço.

Houveram reclamações de moradores de Timóteo, nos bairros Olaria, Centro e Cachoeira do Vale. Em Ipatinga, foram vários relatos enviados ao PLOX. No bairro Bethânia, a dona de casa Maristela Almeida, disse ter acordado com o cheiro e tido dificuldades para voltar a dormir.

“Eu acordei com o fedor e tive dor de cabeça. Demorei voltar a dormir e nem o ventilador ajudou”, disse a moradora.  

Confira a nota na íntegra:

A Usiminas informa que recebeu questionamentos da comunidade no fim da noite de terça-feira, dia 11 de fevereiro, sobre um incômodo gerado por um mau cheiro em algumas cidades do Vale do Aço. Conforme procedimento acordado com a comunidade, imediatamente as equipes técnicas da empresa foram acionadas e realizaram a aferição no entorno da usina e não foi identificada a presença de nenhum tipo de gás. Em relação ao odor, a empresa esclarece que não é proveniente de nenhum processo siderúrgico. A Usiminas reitera seu compromisso de diálogo e transparência com a comunidade e permanece à disposição.
 

Destaques