Resumo do dia: as principais notícias desta quarta-feira (12)

Ordenação de homens, Coronavírus no navio, comércio melhora, AIDS ainda assusta e outras notícias

Por Plox

12/02/2020 20h36 - Atualizado há mais de 4 anos

Confira as principais notícias do Brasil e do mundo na data desta quarta-feira (12). Dentre os principais assuntos comentados no país estão:

Bolsonaro anuncia general Walter Braga Netto, que comandou o programa de intervenção no Rio de Janeiro, para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, substituindo Onyx Lorenzoni, que deve passar a atuar no Ministério da Cidadania.

Papa Francisco

O Papa Francisco rejeitou a ideia de ordenação de homens casados como padres,  para atuarem na região amazônica. A ordenação de mulheres também foi rejeitada.

1 Foto: Reprodução

 

A Possibilidade de que homens casados pudessem se tornar padres foi discutida no sínodo da Igreja no último mês de outubro. 

Conservadores temiam que o papa aceitasse essa proposta, o que, segundo eles, poderia mudar profundamente os costumes da Igreja Católica.
 
Alto índice de HIV, sífilis e hepatites

O governo federal continua preocupado com o alto índice de contaminação de jovens por doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites.

2 Foto: Reprodução

 

Apesar de todos os alertas  e das graves consequências, os joven continuam tendo comportamento de risco. Com isso, o país não avança  no combate às infecções sexualmente transmissíveis. 

Com a proximidade  do Carnaval, é sabido que muitas pessoas chegarão  à quarta-feira de cinzas trazendo em seu corpo uma doença grave e altamente contaminante. 

Comércio em alta

Dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatam que as  vendas do comércio varejista cresceram 1,8% em 2019.

3 Foto: Reprodução

 

Essa é a terceira alta anual seguida do desempenho do comércio, o que sinaliza um bom desempenho da economia do país. Mas, mesmo com essas melhorias, o Brasil não conseguiu se recuperar da perdas ocorridas em 2015 e 2016.

Aquela recessão, trouxe perda ao setor de 10,2%. E o bom desempenho acumulado nos últimos três anos chega a apenas  a 6,3%. 

Coronavírus

Os brasileiros repatriados da China não estão infectados pelo novo coronavírus. A informação foi confirmadas  pelo o Ministério da Saúde.

4 Foto: Reprodução

 

Os resultados dos testes realizados foram entregues ao governo nesta terça-feira. Os brasileiros que estavam sob suspeita da doença estão em quarentena na base aérea de Anápolis, uma cidade aqui do Centro Oeste, entre Brasília e Goiânia.

O grupo em quarentena é composto por 58 pessoas, 34 que vieram da China e 24 profissionais envolvidos na operação de resgate. 

A doença causada pelo coronavírus continua alarmando  o mundo. Já matou mais de 1100 pessoas e quase 50 mil estão contaminadas.

5 Foto: Reprodução

 

Um dos casos emblemáticos é o do cruzeiro marítimo com 3.700 pessoas, entre  passageiros e tripulantes de um navio de luxo na costa do Japão. Elas foram impedidas de deixarem a embarcação. O grupo foi colocado em quarentena. Autoridades confirmam que o número de contaminados pela doença no navio subiu para 174.
 

Destaques