Enfermeira que aplicou vacina em idosa sem injetar o imunizante é afastada
Em um primeiro momento, a profissional negou a acusação
Por Plox
12/02/2021 16h48 - Atualizado há mais de 3 anos
Nesta semana, circulou nas redes sociais um vídeo que mostra uma enfermeira que teria aplicado a vacina contra a covid-19 em uma idosa, mas sem injetar o imunizante. A filha da senhora afirmou que notou que o líquido não havia sido injetado e filmou. A profissional foi afastada. O caso aconteceu em Goiânia (GO).
Em entrevista a um jornal, Luciana Jordão, a filha que fez a denúncia, afirma que tudo aconteceu muito rápido. “Ela simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu falei: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Aí eu falei para ela: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe’”, disse.
Em um primeiro momento, a enfermeira negou a acusação. Depois que a filha mostrou o vídeo, a profissional aplicou novamente a vacina injetando o imunizante contra o novo coronavírus. Ela disse a um jornal carioca que havia se esquecido de injetar o líquido e pediu desculpa.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, informou em nota, que a profissional foi afastada e não participará mais da campanha de vacinação na cidade. A SMS informou ainda que não houve prejuízo para a idosa. Também foi aberto processo administrativo para apurar o fato.
Confira a nota completa:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que já identificou a pessoa que não teria injetado a vacina em uma idosa de 88 anos e reitera que não houve prejuízo à senhora, que foi vacinada imediatamente. Um processo administrativo já foi aberto por parte da secretaria para apurar as circunstâncias do fato e tomar as medidas cabíveis. A profissional foi afastada e não participará mais da campanha de vacinação em Goiânia.
A SMS não admite qualquer tipo de irregularidade e esclarece ainda que todo o processo de vacinação em Goiânia segue um rigoroso protocolo sanitário e de logística, que é cumprido à risca em todas as fases pelos profissionais envolvidos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia reforça que há vacinas suficientes para todos os idosos acamados com mais de 60 anos e para maiores de 85 anos, grupos que compõem a etapa de imunização iniciada nesta terça-feira (9/2).
Veja o vídeo. Outros vídeos de casos com suspeita de fraude durante a vacinação também circulam nas redes sociais.