Médico é preso por maus-tratos a animais e manter funcionários em condições insalubres em MG
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na fazenda do suspeito
Por Plox
12/02/2022 11h10 - Atualizado há mais de 2 anos
Um médico e empresário, de 61 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil por maus-tratos a animais e manter funcionários em condições insalubres, na zona rural de Itajubá, no Sul de Minas Gerais. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na fazenda do suspeito, localizada no bairro Martins.
No local das buscas, policiais da Delegacia Regional em Itajubá encontraram confinado um cão da raça Fila Brasileiro. O cachorro estava magro, ferido e em péssimas condições de saúde, conforme verificado pelo médico-veterinário do Departamento de Zoonoses do município. O cão foi atendido e encaminhado para o Santuário Jardim de São Francisco. Ainda foi constatado que o gado da fazenda não recebeu a vacinação obrigatória, o que também caracteriza outro delito.
Durante a ação policial, uma equipe da Vigilância Sanitária também esteve no local e verificou que a água disponibilizada para o consumo do caseiro apresentava condições insalubres. A água tinha um aspecto turvo e o reservatório não possuía cobertura, possibilitando o acesso de animais. Já a casa onde o funcionário morava estava em condições precárias, com janelas e portas danificadas, sem qualquer trava de segurança, e as paredes com rachaduras.
O homem foi preso e conduzido para o sistema prisional, onde está à disposição da Justiça. A PCMG ainda investiga o suspeito manter condições insalubres para funcionários e furto de energia elétrica.
Além da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária, participaram da operação equipes da Guarda Civil Municipal, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Cemig.