Atlético anuncia saída de Jorge Sampaoli após reunião na Cidade do Galo
Clube informou que Lucas Gonçalves comandará a equipe contra o Itabirito, no sábado, pelo Campeonato Mineiro
12/02/2026 às 16:01por Redação Plox
12/02/2026 às 16:01
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Atlético comunicou, na tarde desta quinta-feira (12), a saída do técnico argentino Jorge Sampaoli. De acordo com o clube, a decisão foi tomada após reunião na Cidade do Galo, na qual as partes chegaram a um entendimento pelo encerramento do trabalho.
Em nota, o clube informou que Lucas Gonçalves será o responsável por comandar a equipe contra o Itabirito no próximo sábado (14), no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pelo Campeonato Mineiro.
Sampaoli deixa o comando do time com 32 jogos disputados, somando dez vitórias, 15 empates e sete derrotas. A fase recente pesou para a decisão: foram apenas três vitórias nas últimas 17 partidas.
Sampaoli na chegada a Arena MRV
Foto: Pedro Souza/Atlético
Campanha irregular e posição na tabela
Na última quarta-feira (11), o Atlético empatou em 3 a 3 com o Remo, na Arena MRV, em Belo Horizonte, em duelo válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve o time alvinegro na 14ª colocação, com dois pontos somados em nove possíveis.
Expectativa alta e desempenho abaixo do esperado
Cercado de expectativa e com forte respaldo da torcida após a passagem de destaque pelo clube em 2020, Sampaoli não conseguiu repetir o mesmo impacto em seu retorno.
Contratado em setembro de 2025, após a demissão de Cuca, o treinador assumiu a equipe com a missão de evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e também de conduzir o time na Copa Sul-Americana.
Desempenho nas competições
Na Copa Sul-Americana, o Atlético chegou à final, mas acabou derrotado pelo Lanús nos pênaltis, por 5 a 4.
No Campeonato Brasileiro, o time encerrou a competição na 11ª colocação, com 48 pontos, cumprindo o objetivo de afastar o risco de queda, mas sem brigar na parte de cima da tabela.
Na Copa do Brasil, a campanha também não teve brilho. Sampaoli assumiu a equipe dias após a saída de Cuca, que havia perdido o jogo de ida das quartas de final para o Cruzeiro por 2 a 0, na Arena MRV. No duelo de volta, já sob o comando do argentino, o Atlético voltou a ser derrotado por 2 a 0, no Mineirão, e se despediu da competição, deixando para trás o projeto de conquistar o tricampeonato.
Metas cumpridas, mas sem protagonismo
Apesar das chamadas “metas cumpridas” em 2025, com a permanência na Série A e a chegada à decisão continental, o desempenho em campo não empolgava e o time não conseguia se firmar como protagonista, o que alimentou a preocupação interna e externa e contribuiu para o fim da passagem de Jorge Sampaoli pelo clube.