Bancos, INSS e Correios fecham no Carnaval; atendimento volta na quarta-feira

Agências não abrem na segunda (16) e na terça (17); Pix segue 24 horas e contas vencidas no período podem ser pagas no dia útil seguinte sem juros

12/02/2026 às 14:28 por Redação Plox

Agências bancárias, da Previdência Social e dos Correios ficarão fechadas na próxima segunda-feira (16) e na terça-feira (17), por conta do ponto facultativo de Carnaval. O atendimento presencial será retomado apenas na quarta-feira (18), a partir das 12h nos bancos e nos Correios, e a partir das 14h nas unidades do INSS.

Agências do INSS estarão fechadas no Carnaval

Agências do INSS estarão fechadas no Carnaval

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


Compensações bancárias, Pix e pagamento de contas

Durante o período de folia, não haverá compensações bancárias, como a TED (Transferência Eletrônica Disponível), conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Já o Pix seguirá operando normalmente, 24 horas por dia, em todos os dias do Carnaval.

Boletos de cobrança e contas de consumo — como água, energia e telefone — que vencerem nos dias de atendimento suspenso poderão ser pagos no próximo dia útil, quarta-feira (18), sem cobrança de juros ou multa. No caso de tributos e impostos com vencimento em datas sem compensação, o pagamento precisa ser antecipado.

INSS mantém canais remotos em funcionamento

Mesmo com as agências fechadas, a Central 135 do INSS funcionará normalmente durante o Carnaval, das 7h às 22h. Aos domingos, o atendimento ocorre de forma exclusivamente eletrônica. O site e o aplicativo do instituto permanecem disponíveis 24 horas por dia para acesso a serviços e informações.

Correios terão suporte digital e canais automatizados

Os Correios também não terão atendimento presencial nos dias de ponto facultativo, mas manterão atendimento online automatizado em todos os canais: página Fale Conosco no site, chat do aplicativo, WhatsApp 11 4003-8210 e pelos telefones 4003-8210, 0800-881-8210 e 0800-881-8211.

Canais digitais dos bancos seguem como alternativa

Para Raphael Mielle, diretor de serviços e segurança da Febraban, a recomendação é que os clientes utilizem os meios virtuais para movimentar suas contas, fazer pagamentos e contratar serviços durante o Carnaval.

As plataformas digitais oferecem segurança nas operações, automação de processos financeiros e eliminação de filas e burocracias típicas do atendimento presencial

Raphael Mielle, diretor de serviços e segurança da Febraban

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado), inclusive ao longo do Carnaval, sem necessidade de atendimento nas agências.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a