Bancos, INSS e Correios fecham no Carnaval; atendimento volta na quarta-feira
Agências não abrem na segunda (16) e na terça (17); Pix segue 24 horas e contas vencidas no período podem ser pagas no dia útil seguinte sem juros
12/02/2026 às 14:28por Redação Plox
12/02/2026 às 14:28
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Agências bancárias, da Previdência Social e dos Correios ficarão fechadas na próxima segunda-feira (16) e na terça-feira (17), por conta do ponto facultativo de Carnaval. O atendimento presencial será retomado apenas na quarta-feira (18), a partir das 12h nos bancos e nos Correios, e a partir das 14h nas unidades do INSS.
Agências do INSS estarão fechadas no Carnaval
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Compensações bancárias, Pix e pagamento de contas
Durante o período de folia, não haverá compensações bancárias, como a TED (Transferência Eletrônica Disponível), conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Já o Pix seguirá operando normalmente, 24 horas por dia, em todos os dias do Carnaval.
Boletos de cobrança e contas de consumo — como água, energia e telefone — que vencerem nos dias de atendimento suspenso poderão ser pagos no próximo dia útil, quarta-feira (18), sem cobrança de juros ou multa. No caso de tributos e impostos com vencimento em datas sem compensação, o pagamento precisa ser antecipado.
INSS mantém canais remotos em funcionamento
Mesmo com as agências fechadas, a Central 135 do INSS funcionará normalmente durante o Carnaval, das 7h às 22h. Aos domingos, o atendimento ocorre de forma exclusivamente eletrônica. O site e o aplicativo do instituto permanecem disponíveis 24 horas por dia para acesso a serviços e informações.
Correios terão suporte digital e canais automatizados
Os Correios também não terão atendimento presencial nos dias de ponto facultativo, mas manterão atendimento online automatizado em todos os canais: página Fale Conosco no site, chat do aplicativo, WhatsApp 11 4003-8210 e pelos telefones 4003-8210, 0800-881-8210 e 0800-881-8211.
Canais digitais dos bancos seguem como alternativa
Para Raphael Mielle, diretor de serviços e segurança da Febraban, a recomendação é que os clientes utilizem os meios virtuais para movimentar suas contas, fazer pagamentos e contratar serviços durante o Carnaval.
As plataformas digitais oferecem segurança nas operações, automação de processos financeiros e eliminação de filas e burocracias típicas do atendimento presencial
Raphael Mielle, diretor de serviços e segurança da Febraban
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado), inclusive ao longo do Carnaval, sem necessidade de atendimento nas agências.