Conselho de Assistência Social de Ipatinga abre eleição para renovar representantes da sociedade civil
Processo definido por resolução publicada no Diário Oficial prevê votação em 17 de março e inscrições até 5 de março, online ou presencialmente.
12/02/2026 às 13:30por Redação Plox
12/02/2026 às 13:30
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga (CMASI) abriu oficialmente o processo eleitoral para renovar a representação da sociedade civil para o mandato 2026/2028. Este é o momento para que a população participe de forma ativa e contribua para o fortalecimento do controle social sobre a política de assistência social no município.
Foto: Divulgação
A sociedade civil interessada em participar, como candidata ou eleitora, tem até o dia 5 de março de 2026 para se inscrever. A eleição será realizada em 17 de março, na Casa dos Conselhos.
Convocação oficial e transparência do processo
A convocação foi formalizada por meio da Resolução CMASI nº 02/2026, publicada no Diário Oficial da Prefeitura de Ipatinga em 5 de fevereiro de 2026, com errata complementar divulgada em 9 de fevereiro.
Todo o edital e as atualizações do processo eleitoral estão disponíveis no Diário Oficial, o que garante transparência a quem quiser acompanhar cada etapa.
Data, horário e local da eleição
A eleição está marcada para o dia 17 de março de 2026, das 11h às 13h, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Juiz de Fora, 52, 5º andar, Galeria Éxito, no Centro de Ipatinga.
O processo é coordenado pela própria sociedade civil, com apoio administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) da Prefeitura de Ipatinga, seguindo os princípios de paridade, legitimidade e fortalecimento do controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Composição do conselho e segmentos representados
Serão eleitos representantes de três segmentos da sociedade civil:
• entidades de assistência social legalmente constituídas e inscritas no CMASI;
• usuários da Política Municipal de Assistência Social;
• trabalhadores do SUAS no município.
O Conselho mantém composição paritária, com 12 representantes do governo (seis titulares e seis suplentes) e 12 da sociedade civil (seis titulares e seis suplentes). Entre estes, a distribuição é igualitária: dois representantes de entidades, dois de trabalhadores e dois de usuários, além de seus respectivos suplentes.
Importância do controle social no SUAS
O CMASI reforça que o controle social exercido pelos conselhos de assistência social é um mecanismo democrático de acompanhamento e avaliação da implementação do SUAS, permitindo a intervenção direta da sociedade nas políticas públicas.
É a sociedade civil intervindo nas políticas públicas, participando da administração e garantindo a ampliação, a qualidade e a universalização dos serviços socioassistenciais, além da aplicação correta dos recursos públicos
Thales Hassen, secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social e presidente do CMASI
Inscrições para candidatos e eleitores
As inscrições para candidatos e eleitores ficam abertas até 5 de março de 2026. O procedimento é simples e pode ser realizado de duas formas:
A lista completa de inscritos, bem como todas as etapas e resultados do processo, são publicados no Diário Oficial da Prefeitura, assegurando o acompanhamento público de todo o trâmite.