Menina de 8 anos é baleada na cabeça em tentativa de assalto em Nova Iguaçu

Valentina da Costa Eraclito dos Santos foi atingida após disparo atravessar o para-brisa; ela passou por cirurgia e segue internada em UTI, enquanto ninguém foi preso

12/02/2026 às 12:43 por Redação Plox

Uma menina de 8 anos foi baleada na cabeça durante uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (11) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O ataque ocorreu pouco antes da meia-noite, na Rua Nair Dias, no bairro Engenho Pequeno, quando ela chegava em casa com o pai.


Policiais voltaram ao local do crime em buscas de câmeras de segurança

Policiais voltaram ao local do crime em buscas de câmeras de segurança

Foto: Reprodução/TV Globo

A vítima foi identificada como Valentina da Costa Eraclito dos Santos. Ela passou por cirurgia no Hospital da Posse, mas o projétil permanece alojado na região frontal da cabeça. A estudante está internada na emergência pediátrica, em cuidados intensivos.

Carro da família foi alvo de disparos

De acordo com a Polícia Civil, criminosos armados se aproximaram em outro carro e atiraram contra o veículo em que estavam pai e filha. Pelo menos dois homens desceram do automóvel já atirando. O primeiro disparo atravessou o para-brisa e atingiu Valentina na testa. O pai não ficou ferido, e os bandidos fugiram em seguida.


Imagens mostram a ação dos criminosos

Imagens mostram a ação dos criminosos

Foto: Reprodução

No fim da manhã desta quarta, policiais retornaram ao local do crime, que fica a cerca de 100 metros da casa da criança, para realizar perícia e recolher imagens de câmeras de segurança da rua.

Carro usado no ataque havia sido roubado

A polícia já identificou que o veículo utilizado pelos criminosos foi roubado na região de Campinho, na Zona Norte do Rio. Segundo investigadores, os assaltantes renderam o motorista, fizeram saques em caixas eletrônicos e depois liberaram a vítima. Na sequência, seguiram para a Baixada Fluminense para cometer outros crimes.

Até o momento, ninguém foi preso e o carro usado pelos criminosos ainda não foi localizado.

Família relata revolta e dor

A tia de Valentina, Mirian da Costa, contou que a menina era “extrovertida, inteligente, brincalhona e muito esperta” e desabafou sobre o impacto da violência na família.

Culpa de um bandido que não levou nada. Só desgraçou uma família. Mirian da Costa, tia da vítima

Segundo ela, não houve qualquer tipo de abordagem antes dos disparos, afirmando que, conforme o pai da menina entrou na rua, os criminosos já começaram a atirar.

Investigação apura tentativa de roubo

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de tentativa de roubo. O caso é investigado pela 58ª DP (Nova Iguaçu) e foi encaminhado à Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) para apoio nas diligências, em razão da gravidade dos ferimentos.

Imagens de câmeras de segurança da rua e da casa da vítima registraram a ação e podem ajudar na identificação dos autores. A Polícia Militar informou que foi acionada logo após o ataque.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a