Rio entra em nível 2 do Protocolo de Calor com sensação térmica entre 36°C e 40°C
Alerta Rio prevê índice de calor elevado por um ou dois dias e recomenda hidratação e menos exposição ao sol, especialmente entre 10h e 16h
12/02/2026 às 11:57por Redação Plox
12/02/2026 às 11:57
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A cidade do Rio de Janeiro entrou em nível 2 do Protocolo de Calor às 10h50 desta quinta-feira (12), de acordo com o Sistema Alerta Rio. O índice de calor, que considera temperatura e umidade, pode variar entre 36°C e 40°C por um ou dois dias consecutivos.
Imagem ilustrativa
Foto: Freepik
A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. A temperatura máxima estimada para o dia é de 36°C.
A mudança no nível de calor não altera o estágio operacional da cidade, que permanece no Estágio 2.
Cuidados recomendados durante o calor
Entre as orientações para enfrentar o calor mais intenso está o aumento da ingestão de água ou sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo na ausência de sede. Também é recomendado consumir alimentos leves, como frutas e saladas.
A população deve optar por roupas leves e frescas e evitar bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar. A orientação é reduzir ao máximo a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
É importante se informar sobre os níveis de calor na cidade por meio das redes sociais e dos sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
Proteção contra radiação solar e sinais de alerta
A exposição ao sol sem proteção adequada contra os raios ultravioleta pode deixar a pele vermelha, sensível e com bolhas. Por isso, o uso de protetor solar é considerado fundamental.
Crianças devem ter atenção redobrada, com proteção por meio de chapéus de abas.
Em caso de mal-estar, tontura ou outros sintomas associados ao estresse térmico, a recomendação é procurar uma unidade municipal de saúde para avaliação.