Bolsonaro convoca mineiros para ato pela anistia no Rio de Janeiro
Ex-presidente reforça apelo por anistia e liberdade de expressão em manifestação marcada para Copacabana
Por Plox
12/03/2025 22h31 - Atualizado há 15 dias
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo convocando os mineiros a participarem do ato da direita em Copacabana, no Rio de Janeiro, marcado para este domingo (16), às 10h da manhã.

Na gravação, Bolsonaro enfatizou que a manifestação tem como pautas a liberdade de expressão, a democracia e a anistia, tema central das reivindicações de parlamentares da direita no Congresso. “Quem puder, de Minas Gerais, compareça no próximo domingo, às 10 horas da manhã, em Copacabana. É pela nossa liberdade de expressão, pelo que ainda resta da nossa liberdade, da nossa democracia e pela anistia”, declarou o ex-presidente.
O pedido de anistia defendido por Bolsonaro e seus aliados busca perdoar manifestantes envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram em ataques às sedes dos Três Poderes. A proposta é alvo de debate no Congresso e divide opiniões. “Realmente é muito doloroso saber que existem órfãos de pais vivos por aí”, acrescentou Bolsonaro, em referência às prisões de manifestantes.
Ao lado do vereador Vile (PL), de Belo Horizonte, Bolsonaro reforçou o apelo para que os mineiros marquem presença no evento no Rio de Janeiro. “Todo mundo de BH! Vamos para Copacabana mandar uma imagem para o mundo. O Brasil precisa de liberdade”, declarou o parlamentar.
Segundo interlocutores da direita em Minas Gerais, a manifestação programada para Copacabana pode enfraquecer um outro ato que estava previsto para ocorrer na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no mesmo dia. A expectativa é que um grande número de apoiadores se desloque para o evento no Rio de Janeiro, tornando-o o principal ponto de mobilização da direita no país neste fim de semana.
O ato acontece em meio a um cenário de críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por parte da ala conservadora, que questiona as condenações e penas aplicadas aos réus do 8 de janeiro. Deputados mineiros de direita confirmaram à imprensa que pretendem participar do evento no Rio para reforçar a demanda pela anistia e fortalecer a mobilização nacional.